Leia mais:
Leia mais:
AAP 2021: terapia com plasma convalescente em adolescente com Covid-19 – relato de caso
AAP 2021: estratégias não farmacológicas para ansiedade em adolescentes durante a pandemia
AAP 2021: IMC e tempo de tela em adolescentes antes e depois da pandemia da Covid-19
AAP 2021: impacto da etnia e dos determinantes sociais durante a pandemia na atenção primária pediátrica
Pacientes com fibromialgia sentem mais os efeitos da covid-19?

Sarilumabe pode ser um aliado no combate ao novo coronavírus?

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Um primeiro paciente fora dos Estados Unidos está sendo tratado como parte do programa clínico global que está avaliando o uso do medicamento Kevzara® (sarilumabe) em pacientes graves com a doença respiratória pelo novo coronavírus, Covid-19.

O programa, iniciado na Itália, Espanha, Alemanha, França, Canadá, Rússia e Estados Unidos, está em seu segundo estudo, na fase 2/3, sendo multicêntrico e duplo-cego.

Os pesquisadores continuam trabalhando com as autoridades de saúde mundiais para iniciar o projeto em locais adicionais, seguindo o anúncio da Regeneron Pharmaceuticals e da Sanofi, no início de março, sobre o começo dos primeiros testes, baseados nos Estados Unidos.

mão de enfermeiro realizando infusão de medicamento em paciente com coronavírus

Sarilumabe no tratamento do coronavírus

Os cientistas explicam que a substância sarilumabe é um anticorpo monoclonal humano que inibe a via da interleucina-6 (IL-6) ligando-se e bloqueando o receptor da IL-6.

A IL-6 pode desempenhar um papel importante na evolução da resposta inflamatória hiperativa nos pulmões de pacientes gravemente debilitados com a Covid-19.

Estudos científicos sobre o papel da IL-6 é apoiado por dados preliminares de um estudo de braço único na China, usando outro inibidor receptor de IL-6.

Leia também: Hidroxicloroquina pode ser promissora na Covid-19? Veja novos resultados

“Os dados de um estudo de braço único realizado na China sugerem que a via da interleucina-6 pode desempenhar um papel importante na resposta inflamatória exacerbada nos pulmões de pacientes com a doença. Entretanto, é fundamentar a realização de um estudo randomizado adequadamente projetado para entender o verdadeiro impacto do sarilumabe. Assim como este, que estamos fazendo agora neste programa global de ensaios clínicos”, informou George D. Yancopoulos, co-fundador, presidente e diretor científico da Regeneron Pharmaceuticals.

Além dos estudos com a substância sarilumabe, a empresa farmacêutica continua avançando no desenvolvimento de um novo coquetel de anticorpos para a prevenção e tratamento da Covid-19.

Uso do medicamento fora dos Estados Unidos

O estudo em andamento fora dos Estados Unidos vai avaliar a segurança e a eficácia da administração de uma dose intravenosa única de sarilumabe adicional aos cuidados de suporte habituais, em comparação com os cuidados de suporte e placebo.

O projeto tem um protocolo adaptável com duas partes, prevendo a inclusão de 300 pacientes em estado grave de Covid-19, que serão recrutados de diversos países.

Pesquisadores têm evidências preliminares de que a IL-6 pode desempenhar um papel fundamental na evolução da resposta imune inflamatória que causa a síndrome do desconforto respiratório agudo (SDRA) em pacientes de Covid-19 em estado grave.

Em uma série inicial de casos não revisados por pares da China, um grupo de 21 pacientes com Covid-19 apresentou febre baixa rapidamente e 75% deles reduziram a necessidade de oxigênio suplementar poucos dias após o recebimento de outro anticorpo receptor de IL-6 (tocilizumabe).

Com base nesses resultados, a China atualizou as suas diretrizes de tratamento do Covid-19 e aprovou o uso desse inibidor de IL-6 para o tratamento de pacientes com doença grave.

Vale ressaltar que o uso de sarilumabe para tratar os sintomas do novo coronavírus é experimental e ainda não foi avaliado por nenhuma autoridade reguladora.

Veja também: Covid-19: FDA libera uso de cloroquina e hidroxicloroquina para pacientes graves

Sobre sarilumabe injetável

Atualmente, o Kevzara está aprovado em diversos países para o tratamento de adultos com artrite reumatoide moderada a severamente ativa, que não responderam ou toleraram terapia anterior. Vale ressaltar que, até o momento, o medicamento não tem autorização de comercialização local pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O sarilumabe é um anticorpo monoclonal totalmente humano, que se liga especificamente ao receptor de IL-6, demonstrando inibir a sinalização mediada por IL-6, que é uma proteína do sistema imunológico produzida em quantidades aumentadas em pacientes com artrite reumatoide.

Essa proteína tem sido associada à atividade da doença, destruição das articulações e outros problemas sistêmicos.
O sarilumabe está sendo investigado por sua capacidade de reduzir a resposta imune inflamatória exacerbada associada ao Covid-19, com base em evidências científicas.

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Autora:

Referências bibliográficas:

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar