Leia mais:
Leia mais:
Hepatite: Existe risco pós-vacina contra covid-19?
Hepatite desconhecida em crianças: orientações do Ministério da Saúde
Confirmado primeiro óbito de criança por hepatite de causa desconhecida
Insuficiência hepática aguda: o que médico precisa saber no atendimento de emergência? [podcast]
Conteúdos novos e atualizados no Whitebook: veja destaques da semana

Screening universal de anticorpos para hepatite B e vacinação na gravidez

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

O vírus da hepatite B cronicamente pode ser responsável por cirrose, carcinoma hepático e insuficiência hepática com necessidade de transplante. O momento do pré-natal é uma oportunidade para rastreamento e ajuste da situação vacinal de mulheres suscetíveis, haja vista que a vacinação durante a gravidez é segura, efetiva e o esquema vacinal pode inclusive ser completado durante o curso normal do pré-natal.

Leia também: CROI 2022: controvérsias em hepatite B crônica

A frequência de imunização de mulheres americanas em idade reprodutiva (19-49 anos) não é bem caracterizada. Tem-se observado aumento das taxas de mulheres declarando-se vacinadas, mas o rastreamento de conversão sorológica para avaliar imunidade tem se mostrado reduzido. Isso demonstra suscetibilidade à hepatite B desse grupo etário. E ainda risco de transmissão vertical durante a gravidez.

Trabalho publicado no começo de março na Obstetrics & Gynecology fez avaliação da economia com screening universal e vacinação em mulheres americanas.

Screening universal de anticorpos para hepatite B e vacinação na gravidez

Características do estudo

Numa coorte teórica de 3,6 milhões de mulheres grávidas (população estimada de nascimentos anuais nos EUA) foram analisados os custos estimados comparando a vacinação e screening universal com economia de tratamentos de patologias possíveis relacionadas ao vírus da hepatite B.

Esse estudo traz observações interessantes, mesmo com os ajustes estatísticos com pacientes de outros grupos de risco como soropositivas para HIV, usuárias de drogas injetáveis e com história recente de infecção sexualmente transmitida:

  • 1.702 menos casos de hepatite B;
  • 7 menos casos de cirrose hepática descompensada;
  • 4 casos a menos de transplante hepático;
  • 11 mortes a menos;
  • 1 caso a menos de carcinoma hepatocelular;
  • $1.890,00 de qualidade de vida/ano de economia;
  • As análises demonstraram também que o modelo hipotético de avaliação foi robusto mesmo na prevalência de imunidade alta para VHB com risco de adquirir a doença baixa.

Saiba mais: Mães com hepatite C não realizam rastreio no bebê pós-parto

Diante dessas evidências médicas e financeiras, entre as mulheres americanas, o screening universal de imunidade e vacinação das pessoas suscetíveis têm alto custo/efetividade em relação a não vacinação ou screening.

Referências bibliográficas:

  • Prabhu M, Susich MK, Packer CH, Hersch AR, Riley LE, Caughey AB. Universal Hepatitis B Antibody Screening and Vaccination in Pregnancy: A Cost-Effectiveness Analysis. Obstet Gynecol. 2022 Mar 1;139(3):357-367. doi: 10.1097/AOG.0000000000004652. PMID: 35115449.
Autor(a):

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades
Referências bibliográficas:

    O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

    Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.