Página Principal > Geriatria > Terapia hormonal pode prevenir cifose em idosas?
idosa

Terapia hormonal pode prevenir cifose em idosas?

Tempo de leitura: 1 minuto.

A cifose em idosas está associada a quedas, fraturas e mortalidade mais precoce. Como a terapia hormonal (TH) na menopausa reverte a perda óssea e previne fraturas, pesquisadores investigaram se pode reduzir também o risco de desenvolver cifose. Os resultados foram publicados em julho na revista Menopause.

Para esse estudo, pesquisadores analisaram os dados do Study of Osteoporotic Fractures (longitudinal, multicêntrico e observacional) dos Estados Unidos, com aproximadamente 10 mil mulheres (idade média de 83.7 anos). Entre essas, 1.063 mulheres apresentaram cifose, com valor médio do ângulo de Cobb de 51.3º.

Terapia hormonal e cifose

Entre as participantes com cifose, 46% autorrelataram nunca terem feito terapia hormonal, 24% já haviam feito no passado, 17% foram intermitentes e 12% faziam TH.

Em modelos minimamente ajustados, o ângulo médio de Cobb foi 4,0° menor em usuários contínuos de TH em comparação com os não usuários (P = 0,01). No entanto, em modelos totalmente ajustados, essa associação foi atenuada para 2,8° (p = 0,06).

Em modelos minimamente ajustados, o grupo que já havia feito TH no passado apresentou um ângulo 3,0° menor de cifose em comparação com os não usuários (P = 0,01). Em modelos totalmente ajustados, essa diferença foi para 2,8° (P = 0,02).

Usuários intermitentes não diferiram dos não usuários.

Pelos achados, os pesquisadores concluíram que a reposição hormonal pode prevenir a cifose em idosas.

LEIA MAIS: Terapia hormonal – veja os keypoints da nova diretriz

Referências:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.