Home / Geriatria / Terapia hormonal pode prevenir cifose em idosas?

Terapia hormonal pode prevenir cifose em idosas?

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minuto.

A cifose em idosas está associada a quedas, fraturas e mortalidade mais precoce. Como a terapia hormonal (TH) na menopausa reverte a perda óssea e previne fraturas, pesquisadores investigaram se pode reduzir também o risco de desenvolver cifose. Os resultados foram publicados em julho na revista Menopause.

Para esse estudo, pesquisadores analisaram os dados do Study of Osteoporotic Fractures (longitudinal, multicêntrico e observacional) dos Estados Unidos, com aproximadamente 10 mil mulheres (idade média de 83.7 anos). Entre essas, 1.063 mulheres apresentaram cifose, com valor médio do ângulo de Cobb de 51.3º.

idosa

Terapia hormonal e cifose

Entre as participantes com cifose, 46% autorrelataram nunca terem feito terapia hormonal, 24% já haviam feito no passado, 17% foram intermitentes e 12% faziam TH.

Em modelos minimamente ajustados, o ângulo médio de Cobb foi 4,0° menor em usuários contínuos de TH em comparação com os não usuários (P = 0,01). No entanto, em modelos totalmente ajustados, essa associação foi atenuada para 2,8° (p = 0,06).

Em modelos minimamente ajustados, o grupo que já havia feito TH no passado apresentou um ângulo 3,0° menor de cifose em comparação com os não usuários (P = 0,01). Em modelos totalmente ajustados, essa diferença foi para 2,8° (P = 0,02).

Usuários intermitentes não diferiram dos não usuários.

Pelos achados, os pesquisadores concluíram que a reposição hormonal pode prevenir a cifose em idosas.

LEIA MAIS: Terapia hormonal – veja os keypoints da nova diretriz

Referências:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

×

Adicione o Portal PEBMED à tela inicial do seu celular: Clique em Salvar na Home Salvar na Home e "adicionar à tela de início".

Esse site utiliza cookies. Para saber mais sobre como usamos cookies, consulte nossa política.