Terceiro produto de terapia avançada para tratar câncer é aprovado no Brasil

O registro sanitário do terceiro produto de terapia gênica para tratamento de câncer foi aprovado pela Anvisa. Saiba mais!

O registro sanitário do terceiro produto de terapia gênica para tratamento de câncer no país foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Trata-se do Yescarta® (axicabtagene ciloleucel), destinado ao tratamento de pacientes adultos com linfoma de grandes células B (LDGCB), recidivado ou refratário.

Fabricado pela Kite, empresa que faz parte da Gilead Sciences Farmacêutica do Brasil, o Yescarta® demonstrou segurança e eficácia no tratamento de pacientes em recidiva e refratariedade para linfomas graves.

“O produto aprovado é composto por células T autólogas com receptor de antígeno quimérico (CAR), projetadas para eliminar células tumorais que expressam CD19”, disse a Anvisa em nota. 

Leia também: Saúde mental de homens com câncer de próstata

Tratamento oral para o CPNPC é reconhecido pela FDA como terapia inovadora

Efeitos colaterais 

Segundo a agência, as principais preocupações de segurança envolvendo a nova terapia é a síndrome de liberação de citocinas (SRC), uma resposta sistêmica à ativação e à proliferação de células CAR-T, que causa sintomas semelhantes aos da gripe, infecções e encefalopatia ou distúrbio cerebral. Confira a seguir: 

– Febre alta; 

– Dificuldade para respirar; 

– Calafrios; 

– Náusea grave, vômito ou diarréia; 

– Batimentos cardíacos rápidos ou irregulares; 

– Glóbulos brancos baixos (pode ocorrer com febre); 

– Glóbulos vermelhos baixos; 

– Pressão arterial baixa (tonturas ou vertigens, cefaléia, sensação de cansaço, falta de ar); 

– Dificuldade para falar ou fala arrastada 

Atenção: Antes de receitar Yescarta®, o médico deve verificar seu o paciente sofre ou já teve algum dos problemas de saúde abaixo:   

– Problemas neurológicos (como convulsões, acidente vascular cerebral ou perda de memória); 

– Problemas pulmonares ou respiratórios; 

– Problemas cardíacos; 

– Problemas no fígado; 

– Problemas renais; 

– Uma infecção recente ou ativa 

As estratégias de monitoramento e mitigação desses efeitos fazem parte fundamental do plano de gerenciamento de risco definido no processo de registro da Anvisa, com medidas de responsabilização que incluem: o treinamento de profissionais envolvidos no manejo do produto;  e a qualificação específica para serviços de saúde que irão coletar e manipular o material de partida. 

Terapia avançada 

A formulação do Yescarta® é diferente de outros medicamentos contra o câncer porque é feito a partir de seus próprios glóbulos brancos, que foram modificados para reconhecer e atacar suas células de linfoma. 

Produtos de terapia avançada fazem parte de uma categoria especial de remédios considerados inovadores que compreende terapia celular avançada, engenharia tecidual e terapia gênica, todos desenvolvidos a partir de biotecnologia avançada, utilizando células e genes humanos, com a promessa de atender demandas terapêuticas e de qualidade de vida em doenças raras e sem alternativas terapêuticas. 

Atualmente, há dois tipos de produtos de terapia gênica disponíveis: in vivo e ex vivo. No primeiro caso, trata-se de um gene terapêutico, carreado por um determinado vetor, que será administrado diretamente no paciente. 

Já na terapia gênica ex vivo, o processo de introdução do gene-alvo, através de vetores, é realizado em laboratório em células específicas para promover sua modificação genética e, posteriormente, é formulado um produto com a suspensão destas células modificadas que serão então administradas ao paciente. O Yescarta® é um exemplo de produto de terapia gênica ex vivo.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.
Referências bibliográficas: Ícone de seta para baixo
  • Anvisa aprova terceiro produto de terapia avançada para tratar câncer. Agência Brasil. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2022-10/anvisa-aprova-terceiro-produto-de-terapia-avancada-para-tratar-cancer
  • https://www.yescarta.com/

Especialidades