Leia mais:
Leia mais:
Atividade Física e Covid-19: miocardite pós Covid-19 e a restrição aos exercícios físicos [vídeo]
Segurança e imunogenicidade da coadministração de vacinas contra Covid-19 e Influenza
Top 10 de outubro: Proteína C reativa, guidelines para sepse e muito mais! [infográfico]
Atividade Física e Covid-19: precauções na retomada aos exercícios físicos [vídeo]
Mais um efeito da pandemia no Brasil: o aumento de casos de hepatite medicamentosa

Teste de saliva para diagnóstico do Covid-19

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

O teste para diagnóstico da Covid-19 utilizando a saliva possui duas grandes vantagens em relação ao swab nasal: o maior conforto e aceitação por parte do paciente e a menor chance de contaminação pelo profissional que faz a coleta. Muitos estudos atuais vêm sugerindo que o teste da saliva possui a mesma sensibilidade que o swab nasal e muitos outros estudos maiores estão também sendo realizados. 

Saiba mais: Variante delta: o que sabemos sobre ela?

Teste de saliva para diagnóstico do Covid-19

Estudo recente

Foi realizado um estudo na Universidade de Yale, utilizando um protocolo próprio com 70 pacientes que obtiveram um resultado positivo para Covid-19 com o teste padrão de PCR nasal e testes de saliva sequenciais realizados pelos próprios pacientes e de fato o teste da saliva mostrou uma menor variação em quantificar o RNA comparado aos testes de swab nasal. Esses mesmos pesquisadores também realizaram um outro estudo com 495 profissionais da saúde assintomáticos que trabalhavam na linha de frente no combate ao Covid-19. Nesse estudo observou-se que 13 profissionais apresentaram o teste da saliva positivo para SARS CoV-2 e foram confirmados com o teste nasal subsequentemente. Desses pacientes, 9 realizaram o auto teste nasal e apenas dois tiveram resultado positivo. 

Leia também: Pacientes imunizados e a síndrome pós-Covid-19

Um outro estudo realizado por pesquisadores canadenses, utilizando também o teste da saliva, com 2.000 pacientes que apresentavam sintomas leves a moderados compatíveis com Covid-19 e com grande suspeita de infecção, evidenciou que dos 70 pacientes que testaram positivo, 34 foram positivos tanto para o teste da saliva como para o swab nasal, 22 apenas para o swab e 14 apenas para o teste de saliva. 

Conclusão

Esses estudos pequenos e precoces podem sugerir que o teste da saliva não apresenta uma grande diferença de sensibilidade em relação ao swab nasal. O grande empecilho para que mais testes de saliva sejam usados é o fato do RNA apresentar-se instável na saliva e caso a amostra não possa ser enviada rapidamente ao laboratório para análise, muitos substratos devem ser adicionados a amostra para conservá-la, o que torna o teste mais oneroso e menos prático. O FDA, o órgão de controle de drogas e medicamentos americano, recentemente autorizou o uso emergencial e gratuito de kits de teste de saliva seguindo o protocolo de Yale denominado de “SalivaDirect”. 

Autor(a):

Referências bibliográficas: 

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.