Leia mais:
Leia mais:
Tratamento da braquimetatarsia por distração osteogênica com fixador externo

Tratamento da braquimetatarsia por distração osteogênica com fixador externo

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

A braquimetatarsia é uma deformidade congênita rara, predominante no sexo feminino e quarto raio, com bilateralidade > 50% e é caracterizada por encurtamento do metatarso maior ou igual a 5 mm em relação ao arco transverso do pé. Pode estar associada a síndrome de Down, Apert, Turner, osteodistrofia de Albright, anemia falciforme e endocrinopatias.

Leia também: Nova técnica corrige deformidades nas pernas de crianças e adolescentes com a doença de Blount

Além do componente estético, que é a principal queixa em mulheres jovens, pode causar dor à deambulação (metatarsalgia), sendo o tratamento cirúrgico uma alternativa. Este inclui técnicas que utilizam o alongamento agudo com uso de enxerto ósseo interposicional ou alongamento gradual por distração osteogênica, associados ou não a procedimento em falanges adjacentes.

A osteogênese por distração usando fixadores externos é uma técnica amplamente utilizada, principalmente quando alongamento > 1 cm são necessários. O uso da distração gradual inclui o aumento da estabilidade da construção, a possibilidade de alongar os maiores comprimentos, o maior controle do tempo cirúrgico e a ausência de necessidade de enxerto ósseo. Foi publicado recentemente na Revista Brasileira de Ortopedia – RBO um estudo com o objetivo de descrever o perfil dos pacientes e os resultados obtidos com o uso de fixador externo para alongamento de metatarso em braquimetatarsias.

Tratamento da braquimetatarsia por distração osteogênica com fixador externo

O estudo

Foram avaliados retrospectivamente os prontuários de 6 pacientes (13 metatarsos) submetidos à distração osteogênica com fixador externo (taxa de 0,5 mm/dia) em um hospital goiano.  Com o auxílio das radiografias pré e pós-operatórias foram anotadas as seguintes variáveis: idade, gênero, motivo da consulta (deformidade estética, metatarsalgia, dificuldade em calçar sapatos), lado acometido, metatarso acometido, presença de dor ou calosidade (pré e pós-cirurgia), tempo de distração do fixador, alongamento obtido (em mm), tempo de uso de fixador, complicações e satisfação pós-cirúrgica.

Todas as pacientes foram do sexo feminino, com média de idade de 28 anos, e motivadas a buscar o serviço de ortopedia em função da deformidade estética. O acometimento foi bilateral em duas pacientes e unilateral em quatro pacientes. O tempo médio de alongamento foi de 22 dias ( ±7,15; intervalo de confiança [IC] 95%: 19,04–26,81). A velocidade de alongamento foi de 0,5 mm/dia e o comprimento médio total do alongamento foi de 11,46 mm ( ±3,57; IC95%: 9,52–13,40).

Saiba mais: Pacientes com 70 anos ou mais se beneficiam da cirurgia de hálux valgo?

Metade das pacientes teve infecção local dos pinos e foi tratada com antibióticos (única complicação visualizada). As pacientes negaram dor ou calosidade após o procedimento cirúrgico e relataram satisfação com os resultados.

Conclusão

Segundo os dados do estudo, todas as pacientes eram mulheres com queixas estéticas e ficaram satisfeitas com o resultado do tratamento. Apesar da pequena amostra e coleta de dados retrospectiva, o trabalho foi comparável a pesquisas maiores em termos de características demográficas, quantidade de correção cirúrgica e resultados clínicos.

Autor(a):

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades
# Machado Filho A, Costa G, Faria A, Leão GT, Martins JS. (2021). Treatment of Brachymetatarsia by Distraction Osteogenesis Using Monolateral External Fixator. Revista brasileira de ortopedia, 57(1), 75–81. https://doi.org/10.1055/s-0041-1735828
Referências bibliográficas:

    O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

    Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.