Leia mais:
Leia mais:
Quiz: paciente assintomático com hipercalemia e hipocalcemia. Por que?
Nova droga reduz risco de hipercalemia pela espironolactona
Quiz: paciente chega no pronto-socorro letárgico e edemaciado
Hipercalemia: revendo conceitos e terapêutica
Trimetoprim aumenta o risco de insuficiência renal em idosos?

Trimetoprim aumenta o risco de insuficiência renal em idosos?

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

Trimetoprim é um antibiótico muito utilizado no tratamento de infecções, como a do trato urinário. Um novo artigo publicado no British Medical Journal (BMJ) investigou se o fármaco pode estar associado ao aumento do risco de insuficiência renal aguda, hipercalemia ou morte súbita na população geral.

Para esse estudo de coorte, pesquisadores utilizaram os dados de registros eletrônicos de hospitais e clínicas no Reino Unido, para encontrar indivíduos com 65 anos ou mais que receberam uma prescrição de trimetoprim, amoxicilina, cefalexina, ciprofloxacina ou nitrofurantoína para infecção do trato urinário (ITU), entre 1997 e 2015.

No total, 1.191.905 foram selecionados para o estudo. Os desfechos foram lesão renal aguda, hipercalemia e morte dentro de 14 dias após uma ITU tratada com antibióticos.

LEIA MAIS: Carne vermelha ligada a risco de insuficiência renal

Resultados

Entre os participantes, 178.238 trataram, pelo menos, uma ITU com antibióticos, totalizando 422.514 episódios de ITU tratados com antibióticos. O risco de insuficiência renal aguda nos 14 dias após o início do antibiótico foi maior após o uso de trimetoprim (odds ratio ajustada 1,72; IC de 95%: 1,31 a 2,24) e ciprofloxacina (1,48; 1,03 a 2,13) em comparação com amoxicilina.

O risco de hipercaliemia nos 14 dias após o início do antibiótico foi mais elevado apenas após trimetoprim (2,27; 1,49 a 3,45) em comparação com amoxicilina. No entanto, a probabilidade de morte no mesmo período não foi maior com trimetoprim.

Esses resultados sugerem que para 1.000 ITUs tratadas com antibióticos em pessoas com 65 anos ou mais, o tratamento com trimetoprim em vez de amoxicilina resultaria em um a dois casos adicionais de hipercalemia e duas internações por insuficiência renal aguda. Em contrapartida, para os indivíduos que tomam bloqueadores de receptores da angiotensina e espironolactona, 18 casos adicionais de hipercalemia e 11 internações com insuficiência renal aguda aconteceriam com trimetoprim.

LEIA MAIS: Identificação e prevenção da insuficiência renal peri e pós-operatória

Conclusões

Pelos achados, os pesquisadores concluíram que trimetoprim está associado a um maior risco de insuficiência renal aguda e hipercalemia em comparação com outros antibióticos usados no tratamento de infecções do trato urinário, mas não um risco maior de morte.

Referências:

  • Crellin E et al. Trimethoprim use for urinary tract infection and risk of adverse outcomes in older patients: Cohort study. BMJ 2018 Feb 9; 360:k341 || https://doi.org/10.1136/bmj.k341
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Um comentário

  1. Ĺuiz Gonzaga

    Nunca é demais preocupar com os idosos. Todo cuidado é pouco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.