Tromboembolismo pulmonar (TEP) em pacientes com Covid-19

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

A síndrome respiratória aguda grave causada pelo Sars-Cov-2 é caracterizada principalmente por febre e sintomas respiratórios, com infiltrados pulmonares e dispneia nos casos mais graves. Além disso, muitos pacientes com Covid-19 também apresentam um estado pró-coagulante, detectado bioquimicamente pelos níveis séricos de d-dímero e relacionado a complicações e pior prognóstico, uma destas complicações é o tromboembolismo pulmonar (TEP).

Leia também: ATS 2021: novidades na abordagem de tromboembolismo pulmonar

Tromboembolismo pulmonar (TEP) em pacientes com Covid-19

Tome as melhores decisões clinicas, atualize-se. Cadastre-se e acesse gratuitamente conteúdo de medicina escrito e revisado por especialistas

Análise recente

Pensando nisso, foi realizado um estudo caso-controle, multicêntrico, que revisou prontuários médicos de pacientes com Covid-19 e diagnóstico de tromboembolismo pulmonar em 62 departamentos de emergência da Espanha, durante o primeiro surto de Covid-19, entre 1° de março e 30 de abril de 2020. Os objetivos do estudo eram: determinar a incidência de TEP em pacientes com Covid-19 que chegam ao pronto-socorro e comparar com a população em geral; descobrir os fatores de risco associados com o desenvolvimento de TEP em pacientes com Covid-19; descrever se há alguma característica clínica distinta nesses pacientes em comparação com TEP observada em pacientes não Covid-19; e investigar o desfecho dos pacientes com Covid-19 que apresentam TEP.

O grupo estudado, composto por 368 pacientes com Covid-19 (diagnóstico realizado através de RT-PCR) e TEP (diagnóstico realizado através de angiotomografia computadorizada de tórax — janela pulmonar e confirmada por 2 radiologistas) foi comparado com outros 2 grupos: 368 pacientes Covid-19 sem TEP e 368 pacientes sem Covid-19 com TEP.

Resultados e discussão

Em primeiro lugar, os resultados mostram que a incidência de tromboembolismo pulmonar em pacientes com Covid-19 que chegam na emergência é baixa (0,5%), entretanto, 9 vezes maior quando comparado com a população em geral (não Covid-19).

Em segundo lugar, os níveis de d-dímero > 1.000 ng/mL, dor torácica e dor/edema de membros inferiores foram os principais fatores de risco associados com o desenvolvimento de TEP em pacientes com Covid-19.  Por outro lado, a associação inversa de TEP com insuficiência cardíaca crônica (ICC) encontrada no estudo contrasta com os dados prévios que identificavam a ICC como um fator de risco. Há 2 explicações para este achado: o risco de morte e a maior prevalência de fibrilação atrial (FA) em pacientes com insuficiência cardíaca crônica. A FA geralmente está associada ao uso de anticoagulantes orais, e este poderia ter sido o fator relacionado ao efeito protetor da ICC no desenvolvimento de tromboembolismo pulmonar em pacientes Covid-19.

Em terceiro lugar, os pacientes com Covid-19 + TEP se diferenciaram dos pacientes não Covid-19 + TEP principalmente nas características clínicas relacionadas diretamente à infecção pela Covid-19. Além disso, apresentaram menos dor/edema de membros inferiores, aumento mais discreto de d-dímero e maior acometimento de artérias pulmonares menores.

Saiba mais: Profilaxia e tratamento de tromboembolismo venoso em pacientes oncológicos

Em quarto lugar, a mortalidade do grupo Covid-19 + TEP foi elevada, sendo mais que 2 vezes a observada na população em geral, não Covid-19 + TEP. Por outro lado, nenhuma diferença estatística foi encontrada na mortalidade intra-hospitalar de pacientes com Covid-19 com e sem TEP. Portanto, tromboembolismo pulmonar não deve ser considerado fator de risco para morte em pacientes com Covid-19.

Apesar de mais de 1 ano de pandemia, a Covid-19 continua sendo um desafio a qualquer médico responsável pelo tratamento desses pacientes. A incidência 9 vezes maior de tromboembolismo pulmonar e o risco de morte > 2 vezes, quando comparado à população em geral, mostram que o tromboembolismo pulmonar deve sempre ser lembrado, pesquisado e instituído tratamento adequado o mais rápido possível nesses pacientes.

Autor(a):

Referências bibliográficas:

  • Miró Ò, Jiménez S, Mebazaa A, Freund Y, Burillo-Putze G, Martín A, Martín-Sánchez FJ, García-Lamberechts EJ, Alquézar-Arbé A, Jacob J, Llorens P, Piñera P, Gil V, Guardiola J, Cardozo C, Mòdol Deltell JM, Tost J, Aguirre Tejedo A, Palau-Vendrell A, LLauger García L, Adroher Muñoz M, Del Arco Galán C, Agudo Villa T, López-Laguna N, López Díez MP, Beddar Chaib F, Quero Motto E, González Tejera M, Ponce MC, González Del Castillo J; Spanish Investigators on Emergency Situations TeAm (SIESTA) network. Pulmonary embolism in patients with COVID-19: incidence, risk factors, clinical characteristics, and outcome. Eur Heart J. 2021 Aug 31;42(33):3127-3142. doi: 10.1093/eurheartj/ehab314. PMID: 34164664; PMCID: PMC8344714.
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar