Tuberculose: Brasil reduz em 8% o número de óbitos na última década

A tuberculose tem 10 milhões de casos anualmente e mais de 1 milhão de óbitos. O Brasil reduziu em 8% o número de óbitos na última década.

A tuberculose está entre as dez principais causas de morte no mundo, com 10 milhões de casos anualmente e mais de 1 milhão de óbitos. No Brasil, em 2019, foram registrados 73.864 mil novos casos da enfermidade. Segundo especialistas, o abandono do tratamento é o principal motivo para a tuberculose ainda continuar causando tantos óbitos. Apesar de ter reduzido em 8% o número de óbitos na última década (4.881 óbitos em 2008), em 2018, 4.490 pessoas morreram no país.

Médico analisa raio-x de pulmão de paciente com suspeita de tuberculose. Doença que o Brasil reduziu em 8% o número de óbitos na última década.

Tratamento da tuberculose

O tratamento oferecido no Sistema Único de Saúde (SUS) dura, em média, seis meses. Apesar da melhora dos sintomas logo nas primeiras semanas após início, a cura somente é garantida ao final da terapia. Além disso, interromper o tratamento pode elevar o risco de transmissão da doença para outras pessoas através do espirro, tosse ou fala.

No Brasil, de cada dez pessoas que começam o tratamento, uma, no mínimo, deixa de tomar os medicamentos. O esquema básico consiste na administração de medicamentos em doses combinadas fixas, ou seja, quatro em um: com Rifampicina + Isoniazida +Pirazinamida + Etambutol, durante dois meses, seguido de dois medicamentos em um: Rifampicina + Isoniazida durante quatro meses.

Para reforçar a importância da continuação do tratamento até o final, o Ministério da Saúde vai começar uma campanha de divulgação para toda a população.

A orientação é que as unidades de saúde continuem assistindo às pessoas com tuberculose, desenvolvendo estratégias para evitar que esses pacientes se exponham desnecessariamente, principalmente em ambientes com concentração de indivíduos ou locais com circulação comprovada do Covid-19.

Dados do Boletim Epidemiológico de Tuberculose 2020

Os novos dados apontam para uma queda no número de casos novos da enfermidade em 2019 na comparação com 2018, quando foram registrados 75.717 novos casos de tuberculose.

Contudo, nos últimos cinco anos, o número de casos no país aumentou 6%, passando de 69.802, em 2015, para 73.864, em 2019.

Leia também: Tuberculose latente: novo medicamento no SUS reduz tempo de tratamento

Avanços

Em 2019, o Brasil passou a liderar a estratégia de luta global contra a tuberculose, com o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, assumindo por três anos a presidência do Conselho da Stop TB Partnership.

Essa entidade internacional visa eliminar a tuberculose no mundo, contando com cerca de 1.700 representantes em mais de 100 países, incluindo governos, organizações internacionais, agências de pesquisa e financiamento, além de fundações e ONGs.

No ano passado, o país avançou no tratamento de crianças com a doença, tornando-o mais simples. O SUS passou a oferecer os remédios de cada fase, em comprimidos em doses únicas combinadas e solúveis em água.

Com essa iniciativa, o Brasil se alinhou à recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), que defendem que os medicamentos em doses fixas combinadas são uma oportunidade para simplificar e melhorar o tratamento de tuberculose nas crianças, além de possibilitar a melhora da adesão e da completude do tratamento.

Em 2019, foram registrados 1.271 casos da doença entre crianças na faixa etária até dez anos.

 

Referências bibliográficas:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.