USG adjuvante para detecção de câncer de mama entre mulheres com densidade mamária variável

A pandemia diminuiu em quase 50% a procura das mulheres para realizar mamografia, aumentando a detecção tardia e a mortalidade do câncer.

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar esse conteúdo crie um perfil gratuito no AgendarConsulta.

O câncer de mama é o câncer mais incidente nas mulheres de todo mundo. A taxa de mortalidade no Brasil, ajustada pela população mundial, foi 14,23 óbitos/100.000 mulheres, em 2019, com as maiores taxas nas regiões Sudeste e Sul, com 16,14 e 15,08 óbitos/100.000 mulheres, respectivamente (INCA, 2021). Para o ano de 2021 foram estimados 66.280 casos novos no Brasil, o que representa uma taxa de incidência de 43,74 casos por 100.000 mulheres (INCA, 2020). Ainda mais preocupante se unirmos esses dados ao fato da pandemia ter diminuindo em quase 50% a procura das mulheres para realizar mamografia de rastreamento, fazendo com que aumente a detecção tardia, aumentando a mortalidade devido à câncer de mama após a pandemia causada pelo Covid-19 (Comissão Nacional de Mamografia, 2021).

Leia também: Venóclise no membro superior ipsilateral a uma cirurgia prévia para tratamento de câncer de mama

Avaliação da ultrassonografia adjuvante para detecção de câncer de mama

Artigo recente

Em agosto de 2021 foi publicado um artigo na revista de oncologia da JAMA Networking com objetivo de avaliar a efetividade e a necessidade de realizar ultrassonografia complementar a mamografia em pacientes entre 40 e 49 anos, assintomáticas, com densidade mamária variável. É uma segunda análise da estratégia japonesa anticâncer, um estudo randomizado iniciado em 2007, com a primeira análise com dados até 2011, e agora com dados até 2020. Um total de 19.213 mulheres participaram do estudo, dessas, aproximadamente 60% apresentavam mamas heterogêneas ou extremamente densas.

Saiba mais: Inteligência artificial no rastreamento de câncer de mama

Segundo Harada-Shoji (2021), realizar mamografia e ultrassonografia mamária nas pacientes entre 40 e 49 anos assintomáticas aumentam as chances de diagnóstico de câncer de mama inicial, independente da densidade mamária. Realizar apenas mamografia ou apenas ultrassonografia diminui consideravelmente a chance dessa paciente ter um diagnóstico precoce. Devendo ser considerada a solicitação médica para rastreio de câncer de mama em pacientes entre 40 e 49 anos, assintomáticas e mesmo sem fator de risco a ultrassonografia adjuvante a mamografia.

Mensagem final

Com o crescente aumento da incidência de câncer de mama no Brasil, principalmente, no sudeste e sul do país, medidas que diminuam a morbidade e mortalidade da doença devem ser tomadas. Uma medida importante é conseguir fazer o rastreio com ultrassonografia adjuvante na maioria das mulheres jovens. Principalmente a detecção precoce de câncer de mama que apresentam tipos histológicos agressivos, para podermos garantir uma boa qualidade de vida para a paciente.

Referências bibliográficas:

  • Harada-Shoji N, Suzuki A, Ishida T, et al. Evaluation of Adjunctive Ultrasonography for Breast Cancer Detection Among Women Aged 40-49 Years With Varying Breast Density Undergoing Screening Mammography: A Secondary Analysis of a Randomized Clinical Trial. JAMA Netw Open. 2021;4(8):e2121505. doi:10.1001/jamanetworkopen.2021.21505
  • Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva. Estimativa 2020: incidência do Câncer no Brasil. Rio de Janeiro: INCA, 2019. 
  • Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva. Atlas da mortalidade. Rio de Janeiro: INCA, 2021. 1 base de dados. Disponível em: https://www.inca.gov.br/app/mortalidade 
  • Nota técnica – Informações atualizadas sobre vacinação contra COVID-19 e Mamografia. Comissão Nacional de Mamografia – CBR, SBM e FEBRASGO. Julho, 2021.
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastre-se grátis Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe e-books, e outros materiais para aprimorar sua prática médica e gestão Baixe e-books, e outros materiais
para aprimorar sua prática
médica e gestão

Especialidades