Leia mais:
Leia mais:
Mega Vacinação: Ministério da Saúde amplia terceira dose da vacina contra Covid-19 para todos os adultos
Eficácia da Vacina da Pfizer em Crianças de 5 a 11 anos
Vacina contra Herpes Zoster é segura em pacientes tratados com antagonista de TNF alfa
Probióticos: LGG® no incremento da resposta às vacinas
Butanvac: Anvisa autoriza início do estudo com voluntários

Vacina mRNA contra a covid-19 em gestantes pode prevenir a hospitalização de bebês 

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Em 15 de fevereiro, o Centers for Disease Control and Prevention (CDC) publicou, no CDC’s Morbidity and Mortality Weekly Report (MMWR), um relatório que mostra como a série primária de vacinação de duas doses com vacina de mRNA contra a covid-19 durante a gestação está ligada a um risco reduzido de hospitalização associada à infecção pelo vírus SARS-CoV-2 em lactentes com menos de seis meses de idade.  

A vacinação contra a covid-19 é recomendada para gestantes, lactantes, tentantes ou mulheres que possam engravidar no futuro. Evidências de outras doenças imunopreveníveis sugerem que a imunização materna pode fornecer proteção à prole, especialmente durante os primeiros seis meses de vida, através da transferência transplacentária passiva de anticorpos. Estudos recentes de vacinação contra a covid-19 durante a gravidez sugerem a possibilidade de transferência transplacentária de anticorpos específicos contra o SARS-CoV-2 que podem fornecer defesa aos bebês. No entanto, evidências epidemiológicas relacionadas aos benefícios protetores, nos bebês, da imunização materna contra a covid-19 durante a gestação eram ausentes. 

Leia também: Dose de reforço da Pfizer e mortalidade por Covid-19

Vacina mRNA contra a covid-19 em gestantes pode prevenir a hospitalização de bebês 

Metodologia 

Um estudo caso-controle com teste negativo foi conduzido em 20 hospitais pediátricos em 17 estados americanos, durante o período de 1º de julho de 2021 a 17 de janeiro de 2022. A variante Delta era difundida nos Estados Unidos, antes da predominância da variante Ômicron após meados de dezembro. 

O desempenho da vacina na prevenção de desfechos graves em bebês foi avaliado, comparando as chances de completar uma série de vacinação primária de duas doses de mRNA contra a covid-19 durante a gravidez entre mães de bebês com a doença e um grupo controle, cujos resultados do teste de antígeno ou RT-PCR para SARS-CoV-2 eram negativos. 

Resultados 

Entre 379 lactentes hospitalizados com idade inferior a seis meses, a idade média foi de 2 meses. Vinte e um por cento tinham, pelo menos, uma condição médica subjacente e 22% nasceram prematuros, isto é, com idade gestacional inferior a 37 semanas. 

Do total da amostra, 176 bebês apresentaram covid-19 (casos) e 203 não estavam infectados com o SARS-CoV-2 (controles).  

A eficácia da vacinação materna durante a gestação contra a hospitalização por covid-19 em bebês com menos de seis meses de idade foi de 61% (intervalo de confiança de 95% [IC 95%] = 31–78%). Já a eficácia da conclusão da série primária de vacinas no início e no final da gravidez foi de 32% (IC 95% = –43% a 68%) e 80% (IC 95% = 55% a 91%), respectivamente. 

Saiba mais: CROI 2022: SARS-CoV-2 e o papel da vacinação na cinética viral

Conclusões 

Apesar de contar com uma amostra pequena, o estudo publicado no relatório do CDC concluiu que uma série de imunização primária de duas doses da vacina mRNA contra a covid-19 durante a gestação foi associada a um risco reduzido de hospitalização pela doença entre lactentes com menos de seis meses. Ademais, a proteção foi maior entre bebês cujas mães foram vacinadas mais tardiamente na gravidez. Avaliação adicional deve analisar o momento da vacinação antes, comparando ao período durante a gestação.  

A divulgação desses dados é um grande avanço nas pesquisas relacionadas à vacinação contra a covid-19. Isso porque, atualmente, os lactentes da faixa etária avaliada no estudo não são elegíveis para vacinação e as taxas de hospitalização infantil permanecem em níveis mais elevados nos Estados Unidos, desde o início da pandemia. Portanto, este estudo sugere que a vacinação materna contra o covid-19 durante a gravidez pode proteger bebês com menos de 6 meses de idade da hospitalização relacionada a essa doença.  

 

Referências bibliográficas: 

  • Halasa NB, Olson SM, Staat MA, et al. Effectiveness of Maternal Vaccination with mRNA COVID-19 Vaccine During Pregnancy Against COVID-19-Associated Hospitalization in Infants Aged <6 Months – 17 States, July 2021-January 2022. MMWR Morb Mortal Wkly Rep. 2022;71(7):264-270. Published 2022 Feb 18. DOI: 10.15585/mmwr.mm7107e3.
Autor(a):

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades
Referências bibliográficas:

    O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

    Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.