Vacina mRNA contra a covid-19 em gestantes pode prevenir a hospitalização de bebês 

Relatório mostra que a vacina mRNA contra covid-19 durante a gestação está ligada a um risco reduzido de hospitalização em lactentes.

Em 15 de fevereiro, o Centers for Disease Control and Prevention (CDC) publicou, no CDC’s Morbidity and Mortality Weekly Report (MMWR), um relatório que mostra como a série primária de vacinação de duas doses com vacina de mRNA contra a covid-19 durante a gestação está ligada a um risco reduzido de hospitalização associada à infecção pelo vírus SARS-CoV-2 em lactentes com menos de seis meses de idade.  

A vacinação contra a covid-19 é recomendada para gestantes, lactantes, tentantes ou mulheres que possam engravidar no futuro. Evidências de outras doenças imunopreveníveis sugerem que a imunização materna pode fornecer proteção à prole, especialmente durante os primeiros seis meses de vida, através da transferência transplacentária passiva de anticorpos. Estudos recentes de vacinação contra a covid-19 durante a gravidez sugerem a possibilidade de transferência transplacentária de anticorpos específicos contra o SARS-CoV-2 que podem fornecer defesa aos bebês. No entanto, evidências epidemiológicas relacionadas aos benefícios protetores, nos bebês, da imunização materna contra a covid-19 durante a gestação eram ausentes. 

Leia também: Dose de reforço da Pfizer e mortalidade por Covid-19

Vacina mRNA contra a covid-19 em gestantes pode prevenir a hospitalização de bebês 

Metodologia 

Um estudo caso-controle com teste negativo foi conduzido em 20 hospitais pediátricos em 17 estados americanos, durante o período de 1º de julho de 2021 a 17 de janeiro de 2022. A variante Delta era difundida nos Estados Unidos, antes da predominância da variante Ômicron após meados de dezembro. 

O desempenho da vacina na prevenção de desfechos graves em bebês foi avaliado, comparando as chances de completar uma série de vacinação primária de duas doses de mRNA contra a covid-19 durante a gravidez entre mães de bebês com a doença e um grupo controle, cujos resultados do teste de antígeno ou RT-PCR para SARS-CoV-2 eram negativos. 

Resultados 

Entre 379 lactentes hospitalizados com idade inferior a seis meses, a idade média foi de 2 meses. Vinte e um por cento tinham, pelo menos, uma condição médica subjacente e 22% nasceram prematuros, isto é, com idade gestacional inferior a 37 semanas. 

Do total da amostra, 176 bebês apresentaram covid-19 (casos) e 203 não estavam infectados com o SARS-CoV-2 (controles).  

A eficácia da vacinação materna durante a gestação contra a hospitalização por covid-19 em bebês com menos de seis meses de idade foi de 61% (intervalo de confiança de 95% [IC 95%] = 31–78%). Já a eficácia da conclusão da série primária de vacinas no início e no final da gravidez foi de 32% (IC 95% = –43% a 68%) e 80% (IC 95% = 55% a 91%), respectivamente. 

Saiba mais: CROI 2022: SARS-CoV-2 e o papel da vacinação na cinética viral

Conclusões 

Apesar de contar com uma amostra pequena, o estudo publicado no relatório do CDC concluiu que uma série de imunização primária de duas doses da vacina mRNA contra a covid-19 durante a gestação foi associada a um risco reduzido de hospitalização pela doença entre lactentes com menos de seis meses. Ademais, a proteção foi maior entre bebês cujas mães foram vacinadas mais tardiamente na gravidez. Avaliação adicional deve analisar o momento da vacinação antes, comparando ao período durante a gestação.  

A divulgação desses dados é um grande avanço nas pesquisas relacionadas à vacinação contra a covid-19. Isso porque, atualmente, os lactentes da faixa etária avaliada no estudo não são elegíveis para vacinação e as taxas de hospitalização infantil permanecem em níveis mais elevados nos Estados Unidos, desde o início da pandemia. Portanto, este estudo sugere que a vacinação materna contra o covid-19 durante a gravidez pode proteger bebês com menos de 6 meses de idade da hospitalização relacionada a essa doença.  

 

Referências bibliográficas: 

  • Halasa NB, Olson SM, Staat MA, et al. Effectiveness of Maternal Vaccination with mRNA COVID-19 Vaccine During Pregnancy Against COVID-19-Associated Hospitalization in Infants Aged <6 Months – 17 States, July 2021-January 2022. MMWR Morb Mortal Wkly Rep. 2022;71(7):264-270. Published 2022 Feb 18. DOI: 10.15585/mmwr.mm7107e3.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.