#VemProUro: campanha visa conscientizar o adolescente sobre prevenção

A Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) está realizando desde setembro a segunda edição da campanha com foco no adolescente do sexo masculino. 

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar esse conteúdo crie um perfil gratuito no AgendarConsulta.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

A Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) está realizando desde setembro a segunda edição da campanha com foco no adolescente do sexo masculino. O objetivo é orientar os pais a criar o hábito de levar os jovens de 15 a 19 anos a médicos urologistas.

Batizada de #VemProUro, a ação de orientação da saúde idealizada pelo urologista Daniel Suslik Zylbersztejn, membro do Departamento de Sexualidade e Reprodução da SBU, visa conscientizar os pais e os próprios meninos da necessidade do desenvolvimento uma rotina de cuidados preventivos.

“Ao elaborar a campanha, percebi que não temos no país dados estatísticos confiáveis sobre a prevalência do adolescente masculino nos consultórios dos urologistas, assim bem como a motivação da consulta. Apesar dessa prevalência ser sabidamente baixa, precisamos de dados confiáveis para entender a efetividade da campanha a médio e longo prazo, pois trata-se de uma mudança de cultura de toda a sociedade frente à questão da saúde dos nossos jovens”, conta o urologista.

campanha vemprouro

Importância da conscientização

Para o especialista, a ida ao urologista desde a adolescência pode ajudar a tirar dúvidas sobre sexualidade, e evitar doenças, como a varicocele, que é uma dilatação dos vasos do testículo que pode levar a uma redução da produção de espermatozoides e, no futuro, até causar infertilidade. Caso o problema seja identificado ainda na adolescência, pode ser tratado com sucesso.

“A fimose, por exemplo, pode aparecer em 6% dos adolescentes. Tem estudos que mostram que a fimose atrasa o início dos relacionamentos sexuais desse adolescente, trazendo inclusive alterações psicológicas importantes em relação a parte sexual.”, aponta Daniel Zylbersztejn.

A campanha tem duas fases. A primeira para mostrar a importância de o homem ir ao médico em todas as idades, inclusive na adolescência. E a segunda etapa prevê que a formação dos urologistas dê mais espaço na saúde do adolescente. “A meta é inserir essa ideia nos planos de residência médica”, ressalta o especialista.

Pesquisa entre os adolescentes brasileiros

Uma pesquisa realizada pelo psiquiatra Jairo Bouer, de maio a agosto de 2019, com 3.305 adolescentes de 13 a 17 anos, em diferentes escolas particulares do Rio de Janeiro, verificou que entre os meninos a Urologia é uma das especialidades menos procuradas. Dos que vão ao médico, 55,8% responderam ir ao clínico geral e 35,3% ao pediatra. Apenas 3,5% deles afirmaram ir ao especialista responsável pela saúde do homem, enquanto 42,1% das meninas responderam ir ao ginecologista.

Dados similares foram levantados nos Estados Unidos, em pesquisa de 2010, que apontou que apenas 4% das visitas totais ao urologista americano são realizadas por homens abaixo de 25 anos.

A SBU criou um hotsite com temas voltados para o jovem, tais como: vacinação, DSTs, perigo dos anabolizantes, alimentação na era do fast food, varicocele, tamanho do pênis etc.

Há também um material instrutivo que pode ser baixado e impresso para que os médicos possam divulgá-los nos consultórios. Já no Facebook, foram desenvolvidos posts de esclarecimento do jovem, assim como a criação de vídeos curtos com especialistas tirando dúvidas.

campanha vemprouro

Referências:

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastre-se grátis Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe e-books, e outros materiais para aprimorar sua prática médica e gestão Baixe e-books, e outros materiais
para aprimorar sua prática
médica e gestão

Especialidades