WFPICCS 2022: internações de crianças por sepse no Brasil e seus impactos para o sistema de saúde

A sepse, devido às elevadas taxas de complicações e óbitos em crianças, é considerada um grande desafio no Brasil.

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar esse conteúdo crie um perfil gratuito no AgendarConsulta.

A sepse é caracterizada por uma resposta desregulada do hospedeiro à infecção e disfunção orgânica. Devido às elevadas taxas de complicações e óbitos em crianças, é considerado um grande desafio no Brasil. Com o objetivo de avaliar as internações por sepse em crianças e seus gastos para o sistema público de saúde no país, pesquisadores brasileiros conduziram o estudo The epidemiological behavior of sepsis among children and its costly impact on the Brazilian public health system, apresentado no último congresso da World Federation of Pediatric Intensive & Critical Care Societies (WFPICCS 2022), que aconteceu de 12 a 16 de julho em formato virtual.

WFPICCS 2022 internações de crianças por sepse no Brasil e seus impactos para o sistema de saúde

Metodologia

Brito e colaboradores coletaram dados através do Sistema de Informações Hospitalares do Ministério da Saúde do Brasil. Foram incluídos pacientes pediátricos de 0 a 14 anos de idade diagnosticados com sepse no período de janeiro de 2008 a novembro de 2021. As variáveis foram internações e óbitos ao longo dos anos, tempo de internação, gastos e faixa etária.

Leia também: Diretrizes para Manejo da Sepse e Choque Séptico em português

Resultados

Ao longo dos anos, foram notificadas 249.455 internações por sepse, das quais 95,4% foram consideradas emergências médicas, totalizando 3.332.519 dias de internação e R$ 186.220.788,89 em gastos com saúde. A taxa de mortalidade foi de 11,52%, sendo que a faixa etária responsável pelo maior custo (75,9%) foi a população de lactentes com menos de um ano de idade.

Conclusões

Os pesquisadores concluíram que, devido à alta frequência de doenças infecciosas e indicadores socioeconômicos ruins no Brasil, a sepse é responsável por gastos exorbitantes e elevada taxa de complicações e mortalidade entre pacientes pediátricos. Destaca-se o fato de que a idade é inversamente proporcional à suscetibilidade e gravidade. Dessa forma, essas informações obtidas podem estar relacionadas à imaturidade do sistema imunológico e à produção de armadilhas extracelulares de neutrófilos. Por isso, é crucial o investimento na prevenção primária de infecções, incluindo estratégias como incentivo ao aleitamento materno e capacitação de profissionais de saúde para reconhecimento e tratamento precoces de quadros sépticos em pediatria.

Comentário

De fato, a maior carga de morbidade e mortalidade relacionadas à sepse e choque séptico pediátricos está em países de baixa e média renda, onde as populações infelizmente sofrem com más condições de higiene, desnutrição e alta prevalência de infecções. Apesar de os dados nessas nações ainda serem limitados, sabe-se que há um padrão de atendimento distinto em comparação com países de renda elevada. Parabenizo os autores pela iniciativa, já que trabalhos científicos que analisam dados epidemiológicos auxiliam na compreensão do comportamento da doença e na adoção de medidas para prevenção e manejo adequado.

Veja os outros temas abordados na WFPICCS 2022:

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastre-se grátis Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe e-books, e outros materiais para aprimorar sua prática médica e gestão Baixe e-books, e outros materiais
para aprimorar sua prática
médica e gestão
# Brito VP, et al. PP125 - The epidemiological behavior of sepsis among children and its costly impact on the Brazilian public health system. 11th Congress of the World Federation of Pediatric Intensive & Critical Care Societies 12-16 July 2022 | Virtual World Congress. https://wfpiccs.org/wfpiccs-2022/