WFPICCS 2022: Medidas de proteção contra Covid-19 influenciaram na transmissão de influenza em UTI neonatal e pediátrica?

Um estudo teve o objetivo de escrever a frequência, evolução clínica e complicações da influenza em uma UTI Neonatal e Pediátrica.

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar esse conteúdo crie um perfil gratuito no AgendarConsulta.

No último congresso da World Federation of Pediatric Intensive & Critical Care Societies (WFPICCS 2022), que ocorreu online de 12 a 16 de julho, pesquisadores da Espanha apresentaram o estudo Influenza Virus Infection in children admitted to the Pediatric Intensive Care Unit, cujo objetivo foi escrever a frequência, evolução clínica e complicações da influenza em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal e Pediátrica durante cinco temporadas epidêmicas. Em geral, a gripe é benigna, embora possa causar complicações graves em algumas ocasiões.  

WFPICCS 2022

Metodologia 

Foi realizado um estudo observacional retrospectivo, que incluiu pacientes com diagnóstico de influenza admitidos na UTI entre 2015 e 2022. Os seguintes dados foram coletados: variáveis demográficas, morbidade, sorotipo do vírus, tratamentos, mortalidade e tempo de permanência na UTI. 

Resultados 

Um total de 25 pacientes pediátricos foi admitido na unidade com diagnóstico de influenza. A idade mediana desses pacientes foi de 2 anos (intervalo interquartílico [IQR] 2 – 6,5) anos. Cinquenta e dois por cento eram do sexo masculino e 40% tinham morbidade associada.  

A influenza A representou 80%, a influenza B 12% e coinfecção influenza A+B foi igual a 8%. A coinfecção bacteriana esteve presente em 20%, sendo os organismos mais comuns Streptococcus pneumoniae e Streptococcus pyogenes 

Complicações, como sepse/choque séptico, pneumonia bacteriana, derrame pleural, miocardite, taquicardia supraventricular e convulsões ocorreram em 80% dos casos; 64% receberam antibioticoterapia e, 40%, oseltamivir. O uso de ventilação mecânica não invasiva (VNI) foi necessário em 48%. Já a ventilação mecânica invasiva (VMI) foi efetuada em 28% e 20% receberam drogas vasopressoras inotrópicas.  

Durante a pandemia de Covid-19, não houve internações por influenza na temporada 2020-2021, sendo que a primeira internação ocorreu em março de 2022. Foram observados 24 meses livres de influenza. Durante o período do estudo, a permanência média na UTI foi de dois dias [IQR 2 – 6,5]. Três crianças evoluíram para óbito (12%). 

Conclusões 

Os pesquisadores observaram uma elevada taxa de complicações e mortalidade, principalmente durante a última temporada pré-pandemia de Covid-19. Desde então, relataram que tiveram somente um caso leve admitido. Dessa forma, acreditam que as medidas preventivas contra o vírus SARS-CoV-2 provavelmente contribuíram para reduzir a transmissão da influenza. 

Comentário 

Apesar de retrospectivo e realizado em somente um centro, esse estudo nos mostra o quão grave pode ser um quadro de influenza, reforçando a necessidade de orientação à população, por parte de profissionais de saúde, da importância da vacinação na faixa etária pediátrica.

Mais do congresso:

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastre-se grátis Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe e-books, e outros materiais para aprimorar sua prática médica e gestão Baixe e-books, e outros materiais
para aprimorar sua prática
médica e gestão
# SÁEZ GARCIA, L. M. et al. PP501 - Influenza Virus Infection in children admitted to the Pediatric Intensive Care Unit. 11th Congress of the World Federation of Pediatric Intensive & Critical Care Societies 12-16 July 2022 | Virtual World Congress. https://wfpiccs.org/wfpiccs-2022/