Medicina de Família

WONCA 2022: Veja a cobertura completa do Congresso Internacional de Medicina de Família

Tempo de leitura: 3 min.

Confira toda a cobertura do congresso da a conferência europeia da Organização Mundial de Médicos de Família (WONCA 2022). O Portal PEBMED está acompanhando o evento traz as principais novidades para você.

WONCA 2022

O receber e transmitir narrativas, pode se dar de forma oral, escrita, musical, cinematográfico. Daí deriva o potencial uso da literatura como remédio. Essa utilização foi tema de um dos workshops de maior impacto da 27ª conferência europeia da WONCA. Veja aqui os detalhes.

Definir o que faz um médico de família e quais são seus limites de atuação é um desafio grande. Assim como é desafiador conhecer quais habilidades precisam ser desenvolvidas no processo de se construir um médico de família e principalmente validar sua atuação. A WONCA organizou os valores centrais da prática da medicina de família e lançou essa nova visão mais atualizada como uma evolução do processo histórico da especialidade. Confira.

Saúde planetária foi tema de algumas conferências recentes da WONCA, e nesta 27ª conferência europeia marcou não só presença enquanto painel específico como também foi tema transversal em outras sessões. Em uma dessas sessões, o médico de família e comunidade francês Emmanuel Prothon abordou os impactos que o setor de saúde apresenta sobre as emissões de carbono. Saiba mais.

A última sessão plenária trouxe ao evento esperanças em relação às perspectivas futuras da especialidade. O movimento Vasco da Gama – organização dos médicos jovens do braço europeu do WONCA e que no Brasil tem por equivalente o movimento Waynakay Brasil – organizou a sessão plenária para um chamado à ação. Veja todos os detalhes.

Umas das sessões plenárias mais importantes aconteceu durante o segundo dia de evento. Conduzida pelo professor Sir Michael Marmot, da University College London, a sessão sobre ‘desigualdades em saúde’ abordou o impacto que justiça social têm sobre a saúde dos indivíduos. Confira os detalhes aqui.

O segundo dia do WONCA 2022 teve em sua sessão plenária principal um marco histórico para a construção da identidade de pessoas médicas de família ao redor de todo mundo. Citando Bárbara Starfield em sua fala inicial o professor da University College London, Martin Marshall, provocou a todos assinalando como as pessoas performam melhor com a atenção primária. Veja todos os valores citados aqui.

O italiano Matteo Berluchi, CEO da healthtech Health, apresentou uma solução ousada baseada no uso da inteligência artificial para a tomada de decisão de adentrar o sistema de saúde: introduzir uma nova camada de acesso anterior ao contato com o profissional de saúde. Saiba mais aqui.

A abertura do WONCA contou com temas muito importantes para a medicina de família, como o processo de digitalização da saúde por conta da pandemia, evidenciando como recursos digitais podem ampliar acesso em saúde. Outro ponto relevante foi o fato da medicina de família e comunidade ser vital para assegurar a sustentabilidade dos sistemas de saúde. Confira todos os destaques da abertura do congresso aqui.

Acompanhe a cobertura completa do WONCA 2022 com a gente, no Portal, Twitter e Instagram!

Compartilhar
Publicado por
Redação do Portal PEBMED
Tags: WONCA 2022

Posts recentes

Gestão do tempo, um diferencial para o médico

Aprenda a organizar seu tempo de maneira mais eficiente. Participe de evento no próximo sábado,…

7 horas atrás

Como identificar o AVC isquêmico na tomografia computadorizada? [vídeo]

Na emergência é crucial identificar em qual fase do AVC o paciente se encontra, a…

8 horas atrás

Malária: estratégias de diagnóstico precoce e tratamento

A malária é um grande problema de saúde pública. Neste post, iremos revisar os principais…

9 horas atrás

Salbutamol traz benefícios para tratamento de crianças com asma aguda grave?

Estudo não encontrou benefício na adição de uma dose de ataque de salbutamol à infusão…

11 horas atrás

Endometriose confirmada por laparoscopia e o risco de acidente vascular cerebral

A endometriose é uma doença inflamatória com uma prevalência de 10% das mulheres na menacme.…

12 horas atrás

Langya henipavirus: estudo alerta surgimento de novo vírus na China

Um estudo anunciou a detecção de um novo tipo de henipavírus filogeneticamente distinto, o Langya…

15 horas atrás