O efeito da ocitocina intravaginal na função sexual em mães que amamentam

Artigo abordou o efeito do gel vaginal de ocitocina na função sexual, satisfação e depressão nas mulheres que amamentam.

Considerando a importância da função sexual, a alta prevalência de disfunção sexual (especialmente dispareunia causada por vaginite atrófica) em mulheres que amamentam, e falta de intervenções efetivas, trago um artigo para discussão que teve como objetivo determinar o efeito do gel vaginal de ocitocina (OXT) na função sexual (desfecho primário), satisfação e depressão (desfechos secundários) nas mulheres que amamentam.

Leia também: O efeito da amamentação na endometriose

O efeito da ocitocina intravaginal na função sexual em mães que amamentam

Análise recente

O artigo publicado em janeiro de 2022, por Mesbahi et al, na revista BMC Pregnancy and Childbirth é um ensaio clínico randomizado, triplo-cego, controlado com a participação de 64 mulheres lactantes. As participantes foram igualmente designadas para grupos de intervenção/controle usando randomização em bloco. 200 UI de gel vaginal OXT foram administrados diariamente às participantes do grupo de intervenção por oito semanas e o mesmo protocolo foi realizado para o grupo controle com placebo. Questionários padrão de Índice de Função Sexual Feminina (FSFI), Escala de Depressão Pós-Parto de Edimburgo (EPDS) e Escala de Satisfação Sexual para mulheres (SSSW) foram concluídos no início e 8 semanas após a intervenção. O teste ANCOVA foi utilizado para comparar a pontuação média pós-intervenção dos grupos, ajustada para os valores basais.

Saiba mais: Iniciativa Unidade Básica Amiga da Amamentação (IUBAAM)

Após a intervenção, não houve diferença estatisticamente significativa entre os grupos em termos de média total pontuação do FSFI (Diferença Média Ajustada (AMD): 1,14; Intervalo de Confiança de 95% (IC 95%): -1,28 a 9,16; P = 0,349) e satisfação sexual (DMRI: 5,01; IC 95%: -0,53 a 10,56; P=0,075). No entanto, houve diferença estatisticamente significativa entre os grupos em termos de escores médios de contentamento sexual (DMRI: 1,56; IC 95%: 0,29 a 2,83; P=0,017) e depressão (DMRI: -1,90; IC 95%: -1,27 a -2,54; P<0,001).

Conclusão

Não foram encontradas evidências dos efeitos do OXT gel na melhora do FSFI, embora, a OXT gel tenha melhorado significativamente a satisfação sexual no domínio do contentamento, além de obter melhora dos sintomas de depressão em comparação com o grupo placebo. No entanto, uma conclusão definitiva requer mais pesquisas a esse respeito, com um número maior de participantes.

Referências bibliográficas:

  • Mesbahi A, Mohammad-Alizadeh-Charandabi S, Ghorbani Z, et al. The effect of intra-vaginal oxytocin on sexual function in breastfeeding mothers: a randomized triple-blind placebo-controlled trial. BMC Pregnancy Childbirth. 2022;22(62). doi: 10.1186/s12884-022-04384-w

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.