Fórum de Sepse 2022: reabilitando funções no pós-sepse

Discussão em equipe multiprofissional listou os problemas e então traçou um plano de cuidados com informações simples para alta pós-sepse.

Iniciou-se hoje o XVIII Fórum Internacional de Sepse, em São Paulo. O evento tem como objetivo compartilhar e discutir novidades com todos os profissionais das múltiplas profissões interessados em sepse.

Em uma mesa redonda composta por enfermeira, fisioterapeuta, nutricionista, fonoaudiólogo e uma sobrevivente de sepse foi apresentado um caso clínico fictício, porém de uma situação corriqueira vivenciada em uma Unidade de Terapia Intensiva de um paciente previamente hígido com a prática de atividades habituais diárias e que é internado por sepse.

Em seguida, foi iniciada a discussão pela equipe multiprofissional e levantada a necessidade de elencar os problemas (imobilidade, déficit calórico, lesão por pressão, alteração de deglutição e comunicação, disfunção cognitiva e esgotamento emocional) e a partir disso traçar um plano de cuidados com informações simples no pós-alta não só para o paciente como para a família.

Fórum de Sepse 2022 reabilitando funções no pós-sepse

Pontos de Destaque

  • Há uma perda em torno de 2% de massa muscular por dia de internação com consequente perda de força;
  • Importância de aplicação do bundle ABCDEF: esse pacote é composto por seis passos referentes ao cuidado com o paciente grave em que (A) avaliar, prevenir e controlar a dor, (B) despertar diário e protocolo de respiração espontânea, (C) escolha de sedação e analgesia, (D) avaliação, prevenção e manejo do delirium, (E) mobilidade precoce e realização de exercício e (F) envolvimento da família;
  • Atentar para as atividades diárias que envolvam risco ao paciente;
  • Importância do enfermeiro da atenção primária em saúde para garantia da continuidade do cuidado (exemplo: realização de visita domiciliar);
  • Envolver o núcleo familiar nos cuidados ao paciente;
  • Devolver o indivíduo para a sociedade capaz de desenvolver suas atividades;
  • Preparar o paciente para o pós alta desde a internação.

Ao final da discussão, houve o relato de uma fisioterapeuta sobrevivente de sepse aos 22 anos devido uma amidalite. Confira em nosso instagram um trecho que ela concedeu a nossa conteudista durante o Fórum!

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.
Referências bibliográficas: Ícone de seta para baixo
  • Marra A, Frimpong K, Ely EW. The ABCDEF Implementation Bundle. Korean J Crit Care Med. 2016. Aug; 31(3):181-193. DOI: 10.4266/kjccm.2016.00682.

Especialidades