Fórum de Sepse 2022: reabilitando funções no pós-sepse

Discussão em equipe multiprofissional listou os problemas e então traçou um plano de cuidados com informações simples para alta pós-sepse.

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar esse conteúdo crie um perfil gratuito no AgendarConsulta.

Iniciou-se hoje o XVIII Fórum Internacional de Sepse, em São Paulo. O evento tem como objetivo compartilhar e discutir novidades com todos os profissionais das múltiplas profissões interessados em sepse.

Em uma mesa redonda composta por enfermeira, fisioterapeuta, nutricionista, fonoaudiólogo e uma sobrevivente de sepse foi apresentado um caso clínico fictício, porém de uma situação corriqueira vivenciada em uma Unidade de Terapia Intensiva de um paciente previamente hígido com a prática de atividades habituais diárias e que é internado por sepse.

Em seguida, foi iniciada a discussão pela equipe multiprofissional e levantada a necessidade de elencar os problemas (imobilidade, déficit calórico, lesão por pressão, alteração de deglutição e comunicação, disfunção cognitiva e esgotamento emocional) e a partir disso traçar um plano de cuidados com informações simples no pós-alta não só para o paciente como para a família.

Fórum de Sepse 2022 reabilitando funções no pós-sepse

Pontos de Destaque

  • Há uma perda em torno de 2% de massa muscular por dia de internação com consequente perda de força;
  • Importância de aplicação do bundle ABCDEF: esse pacote é composto por seis passos referentes ao cuidado com o paciente grave em que (A) avaliar, prevenir e controlar a dor, (B) despertar diário e protocolo de respiração espontânea, (C) escolha de sedação e analgesia, (D) avaliação, prevenção e manejo do delirium, (E) mobilidade precoce e realização de exercício e (F) envolvimento da família;
  • Atentar para as atividades diárias que envolvam risco ao paciente;
  • Importância do enfermeiro da atenção primária em saúde para garantia da continuidade do cuidado (exemplo: realização de visita domiciliar);
  • Envolver o núcleo familiar nos cuidados ao paciente;
  • Devolver o indivíduo para a sociedade capaz de desenvolver suas atividades;
  • Preparar o paciente para o pós alta desde a internação.

Ao final da discussão, houve o relato de uma fisioterapeuta sobrevivente de sepse aos 22 anos devido uma amidalite. Confira em nosso instagram um trecho que ela concedeu a nossa conteudista durante o Fórum!

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastre-se grátis Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe e-books, e outros materiais para aprimorar sua prática médica e gestão Baixe e-books, e outros materiais
para aprimorar sua prática
médica e gestão

Especialidades

# Marra A, Frimpong K, Ely EW. The ABCDEF Implementation Bundle. Korean J Crit Care Med. 2016. Aug; 31(3):181-193. DOI: 10.4266/kjccm.2016.00682.