Leia mais:
Leia mais:
Qual seria o momento ideal para clampear o cordão umbilical após o nascimento?
Estudo compara ingestão de nutrientes em bebês de 6 a 12 meses utilizando o desmame tradicional ou o método BLW
Mães com hepatite C não realizam rastreio no bebê pós-parto
Quiz: recém-nascido apresenta “covinha” na pele na região sacral. O que pode ser?
ACOG atualiza recomendação sobre clampeamento do cordão umbilical

AAP 2021: progressão lenta vs rápida da dieta em prematuros com baixo peso ao nascer

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Bebês prematuros e com baixo peso ao nascer apresentam risco aumentado de enterocolite necrosante e intolerância alimentar. O avanço lento da alimentação enteral pode prevenir a enterocolite necrosante, mas também pode aumentar o risco de infecções e doenças hepáticas secundárias à nutrição parenteral prolongada.

Um interessantíssimo estudo apresentado na AAP Experience 2021, congresso da American Academy of Pediatrics, demonstrou que a taxa ideal de avanço da alimentação permanece obscura na prática clínica.

bebê prematuro com baixo peso ao nascer

Dieta em prematuros com baixo peso

Métodos: pesquisa de dados no Medline, Scopus, Web of Science, CINAHL e Index Medicus, com o intuito de identificar ensaios clínicos randomizados que compararam os efeitos das taxas de avanço lento versus rápido na mortalidade, morbidade, crescimento e resultados de neurodesenvolvimento.

Foram extraídos sistematicamente os dados de estudos elegíveis e agrupados os riscos relativos ou diferenças médias comparando o avanço da alimentação lenta versus rápida usando meta-análise de efeitos aleatórios. Avaliaram a qualidade de cada estudo usando a ferramenta Risk of Bias 2 da Cochrane e resumiram a qualidade geral das evidências usando o método de Classificação de Recomendações, Avaliação, Desenvolvimento e Avaliações (GRADE).

Resultados

Foram identificados 3.174 estudos na busca e 12 que eram elegíveis para inclusão. O avanço lento da alimentação não afetou o risco de mortalidade, risco de enterocolite necrosante, risco de intolerância alimentar, risco de sepse ou risco de apneia. Bebês em grupos de avanço lento de alimentação levaram 2 dias adicionais para recuperar o peso corporal ao nascer e passar 2 dias adicionais no hospital em comparação com aqueles em grupos de avanço de alimentação rápida.

A análise de subgrupo encontrou resultados semelhantes entre bebês com peso ao nascer inferior a 1000g. Além disso, o efeito do avanço lento da alimentação na mortalidade, enterocolite necrosante, sepse e intolerância à alimentação não diferiu do volume absoluto do avanço da dieta.

Leia também: Estratégia de transfusão restritiva vs. liberal: recomendações para RN com extremo baixo peso ao nascer

Conclusões

Recém-nascidos prematuros e com baixo peso ao nascer alimentados lentamente recuperaram o peso corporal ao nascer tardiamente e tiveram maior tempo de internação sem reduzir os riscos de mortalidade e morbidade, em comparação com bebês alimentados mais rapidamente.

Concluindo, o avanço rápido da dieta enteral deve ser adotado com cautela entre bebês prematuros e de baixo peso ao nascer clinicamente estáveis.

Estamos acompanhando o congresso da AAP 2021. Fique ligado no Portal PEBMED!

Mais do AAP Experience 2021:

Autora:

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar