AAP 2021: recém-nascidos pequenos para a idade gestacional apresentam maior risco de hiperbilirrubinemia direta

Um estudo, apresentado na AAP 2021, teve como objetivo comparar o risco de hiperbilirrubinemia direta na primeira semana de vida.

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar esse conteúdo crie um perfil gratuito no AgendarConsulta.

Já sabemos de longa data que recém-nascidos (RNs) pequenos para a idade gestacional (PIG) ​​têm maior incidência de anormalidades metabólicas e disfunção hepática em comparação com RNs adequados para a idade gestacional (AIG). Isso aumenta o risco de hiperbilirrubinemia direta nesta população. Porém, há poucos dados sobre os níveis de bilirrubina direta (BD) imediatamente após o nascimento em bebês PIG.

Um estudo, apresentado na AAP Experience 2021, congresso da American Academy of Pediatrics, teve como objetivo comparar os níveis de BD e a incidência de colestase na primeira semana de vida entre bebês PIG e não PIG.

UTI neonatal com pacientes com hiperbilirrubinemia direta

Risco de hiperbilirrubinemia direta

Método: estudo caso-controle de todos os bebês internados na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal do AI duPont Hospital for Children na Philadelphia, Pennsylvania, entre maio de 2006 e setembro de 2019. Dados demográficos, informações clínicas relevantes, níveis de bilirrubina total e direta foram extraídos dos prontuários médicos e comparados entre PIG e não PIG.

A colestase foi definida como um nível de bilirrubina direta ≥1 mg/dL com uma bilirrubina total associada de ≤5 mg/dL ou um nível de bilirrubina direta> 20% da bilirrubina total correspondente. O curso e as causas da colestase foram determinados e comparados entre os dois grupos.

Resultados

Um total de 7.767 bebês foram admitidos na UTI neonatal durante o período do estudo. Dados sobre 6499 crianças (83,8%) estavam disponíveis para análise. Dos 6499 bebês, 937 (14,4%) eram PIG e 5662 (85,6%) não eram PIG. A história materna de doenças hipertensivas, abuso de drogas e tabagismo foi significativamente maior no grupo PIG.

Os níveis medianos de BD nos dias 1, 2, 3, 5 e 7 de vida foram significativamente maiores no grupo PIG. A incidência de BD elevada de ≥1 mg/dL nos primeiros 3 e 7 dias de vida foi maior no grupo PIG. Da mesma forma, significativamente mais bebês no grupo PIG tinham nível de BD ≥2 mg/dL durante os primeiros 7 dias de vida e a incidência de colestase foi maior no grupo PIG.

A encefalopatia hipóxico-isquêmica foi o motivo mais comumente diagnosticado para colestase, e foi diagnosticada de forma significativa mais no grupo não PIG. As etiologias diagnosticadas e tratáveis ​​em ambos os grupos incluíram atresia biliar, citomegalovírus congênito e possível doença hepática gestacional. RNs PIG eram significativamente mais propensos a não ter uma causa identificada para sua colestase, e quase todos eles resolveram espontaneamente em poucos dias.

Conclusões

A colestase é mais comum em recém-nascidos PIG do que em não PIG durante a primeira semana de vida. RNs PIG eram significativamente mais propensos a ter uma causa não identificada de colestase, que desaparece espontaneamente.

Embora a triagem para BD possa identificar causas tratáveis ​​de colestase em bebês PIG e não PIG, esses bebês PIG com colestase leve podem ser observados para resolução espontânea antes de iniciar uma investigação extensiva para a etiologia da colestase.

Estamos acompanhando o congresso da AAP 2021. Fique ligado no Portal PEBMED!

Mais do AAP Experience 2021:

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastre-se grátis Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe e-books, e outros materiais para aprimorar sua prática médica e gestão Baixe e-books, e outros materiais
para aprimorar sua prática
médica e gestão