Página Principal > Endocrinologia > Alta ingestão de proteína durante a dieta para perda de peso pode ser prejudicial para o paciente?

Alta ingestão de proteína durante a dieta para perda de peso pode ser prejudicial para o paciente?

A alta ingestão de proteína durante a terapia de perda de peso é frequentemente recomendada porque reduz a perda de massa magra. No entanto, isso pode ter efeitos adversos sobre a função metabólica, porque essa ingestão reduz também a sensibilidade à insulina pós-prandial.

Um estudo feito com mulheres obesas na pós-menopausa, população em maior risco de sarcopenia, comparou os efeitos de uma perda de peso de 10% com uma dieta hipocalórica contendo 0,8 g de proteína/kg/dia e outra contendo 1,2 g de proteína/kg/dia na ação da insulina muscular na ação da insulina muscular.

Os pesquisadores descobriram que a alta ingestão de proteína reduziu o declínio de massa magra em cerca de 45%. Contudo, também impediu as melhorias induzidas pela terapia de perda de peso na sinalização de insulina muscular e na absorção de glucose estimulada pela insulina, bem como nas adaptações no estresse oxidativo e nas vias de biologia estrutural celular.

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique aqui!

Para os pesquisadores, esses dados demonstram que o conteúdo protéico de uma dieta para perder peso afeta a perda de massa magra e pode ter profundos efeitos sobre a função metabólica. Os achados reforçam a importância de considerar a composição de macronutrientes durante a terapia para pessoas com obesidade.

Referências:

  • High-Protein Intake during Weight Loss Therapy Eliminates the Weight-Loss-Induced Improvement in Insulin Action in Obese Postmenopausal Women. Cell Rep. 2016 Oct 11;17(3):849-861. doi: 10.1016/j.celrep.2016.09.047.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.



Esse site utiliza cookies. Para saber mais sobre como usamos cookies, consulte nossa política.