Alteração temporária do tratamento da Hepatite C no Brasil

A hepatite C é causa importante de morbimortalidade devido a complicações como cirrose hepática e carcinoma hepatocelular.

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar esse conteúdo crie um perfil gratuito no AgendarConsulta.

A hepatite C é causa importante de morbimortalidade devido a complicações como cirrose hepática e carcinoma hepatocelular. O tratamento do vírus da Hepatite C (HCV) com os antivirais de ação direta (DAA) mudaram drasticamente o curso da hepatite C, chegando a taxas de cura superiores a 95%. Assim, sua erradicação tem grande impacto na saúde pública.

Além de medidas preventivas e aumento da testagem, o tratamento do HCV é fundamental para atingir a meta de erradicação da infecção até 2030, proposta pelo Ministério da Saúde em 2018.

Leia também: Uso de medicamentos para tratamento da hepatite C em pacientes com comprometimento renal grave é ampliado

Tratamento da Hepatite C no Brasil

Características

O HCV possui 06 genótipos, sendo o genótipo 1 o mais prevalente em todo o mundo, seguido pelo genótipo 3. No Brasil, o tratamento do HCV é gratuito e ofertado pelo Sistema Único de Saúde.

De acordo com o Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para Hepatite C e coinfecções de 2018, a escolha do tratamento da Hepatite C é feita de acordo com a genotipagem.

  • Genótipo 1 sem doença renal crônica: Sofosbuvir + Ledipasvir
  • Genótipos 2, 3, 4, 5 e 6 sem doença renal crônica: Sofosbuvir e Velpatasvir
  • Genótipos de 1 a 6 com doença renal crônica: Glecaprevir/Pibrentasvir

No início de dezembro de 2020, o Ministério da Saúde divulgou uma nota informativa orientando a alteração temporária no tratamento da Hepatite C. Tal mudança se deve à atual suspensão da genotipagem do HCV, visto que o contrato vigente com a empresa responsável terminou em novembro desse ano, e ainda está em negociação.

Para evitar danos relacionados à suspensão do exame, foi proposto o tratamento pangenotípico, ou seja, capaz de tratar de forma eficaz qualquer genótipo do HCV.

O mesmo será oferecido a pacientes acima de 18 anos, virgens de tratamento com antivirais de ação direta (DAA), independente da genotipagem.

Sem cirrose Glecaprevir/Pibrentasvir 08 semanas
Sofosbuvir/Velpatasvir 12 semanas
Cirrose Hepática Child A Sofosbuvir/Velpatasvir 12 semanas
Cirrose Hepática Child B ou C Sofosbuvir/Velpatasvir + Ribavarina 12 semanas
Sofosbuvir/Velpatasvir 24 semanas

Saiba mais: Cientistas que descobriram o vírus da hepatite C ganham Nobel de Medicina 2020

As farmácias deverão garantir a liberação das medicações na quantidade adequada para o tratamento, além de se certificar de que a medicação estará dentro da validade no período proposto. As prescrições e solicitações para uso do medicamento sofosbuvir/ledipasvir, previamente realizadas, vão continuar sendo atendidas.

Nesse período, a conduta para pacientes com menos de 18 anos deverá ser individualizada e discutida junto ao Programa Nacional de Prevenção e Controle das Hepatites Virais.

Mensagem final

A princípio, tal norma tem validade até 28/02/2021. Cabe ressaltar que, em diversos países europeus e nos Estados Unidos, o tratamento pangenotípico já é utilizado. Essa conduta possui a vantagem de reduzir a “via crucis” enfrentada por esses pacientes desde o diagnóstico até o tratamento. Essa, envolve os vários percursos desde o teste rápido e/ou sorologia; quantificação da carga viral através de HCV-PCR; genotipagem; escolha e solicitação das medicações, até a chegada do tratamento nas mãos do paciente.

Referências bibliográficas:

  • Ministério da Saúde (BR). Nota Informativa nº 24/2020; Ofício Circular Nº 26/2020/CGAHV/.DCCI/SVS/MS; Programa Nacional para a Prevenção e o Controle das Hepatites Virais.
  • Ministério da Saúde (BR). Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para Hepatite C e coinfecções; dezembro de 2018.
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastre-se grátis Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe e-books, e outros materiais para aprimorar sua prática médica e gestão Baixe e-books, e outros materiais
para aprimorar sua prática
médica e gestão

Tags