Aprovado uso do medicamento crizanlizumabe para doença falciforme no país

O registro de Adakveo® foi aprovado no país. O medicamento é indicado para reduzir a frequência de CVOs ou crises de dor em pacientes com doença falciforme.

O registro de Adakveo® (crizanlizumabe) foi aprovado no Brasil. O medicamento da Novartis é indicado para reduzir a frequência de crises vaso-oclusivas (CVOs) ou crises de dor em pacientes com doença falciforme para pacientes acima de 16 anos.

O Adakveo® é o primeiro fármaco registrado que atua para evitar a obstrução dos vasos que causam o forte sintoma. A substância atua agindo na P-selectina, proteína de adesão celular que desempenha papel central nas interações multicelulares.

A revisão prioritária da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) comprovou a importância desse remédio para o tratamento da doença falciforme.

Aprovado remédio para combate a doença falciforme.

Crizanlizumabe para doença falciforme

O SUSTAIN é um estudo randomizado, multicêntrico, controlado por placebo e duplo-cego. Um total de 198 pacientes com qualquer genótipo de doença falciforme e um histórico de 2 a 10 CVOs nos 12 meses anteriores foram elegíveis.

Os pacientes foram randomizados 1:1:1 para Adakveo® 5 mg/kg, 2,5 mg/kg ou placebo administrados durante um período de trinta minutos por infusão intravenosa na semana 0, semana 2, e a cada quatro semanas depois, por um período de 52 semanas.

O medicamento reduziu a média anual das crises de dor dos pacientes com doença falciforme em 45,3% se comparadas ao placebo (1,63 vs 2,98) e diminui a média anual de dias hospitalizado (4 vs 6,87), conforme estudo realizado durante 52 semanas.

Foram observadas ainda reduções na frequência dos episódios entre os pacientes, independentemente do genótipo da doença e/ou uso de hidroxiureia.

Leia também: Doença falciforme e coronavírus: quais as recomendações para esses pacientes?

Resultados adicionais

  • Trinta e seis por cento dos pacientes tratados com Adakveo® não tiveram CVO, em comparação com 17% dos pacientes tratados com placebo;
  • O tempo médio para o primeiro CVO foi de 4,1 para Adakveo® versus 1,4 meses para placebo.

As reações adversas mais comuns (incidência > 10%) foram náusea (18%), artralgia (18%), dor nas costas (15%) e febre (11%).

Considerada a característica clínica da doença, as crises de dor relacionadas à doença falciforme são desencadeadas, em parte, por interações multicelulares que formam aglomerados de células, que podem bloquear ou reduzir o fluxo sanguíneo de diversos órgãos.

Essas crises podem ser recorrentes e repentinas, associadas a um risco aumentado de complicações, como a ocorrência de um acidente vascular cerebral (AVC).

Doença falciforme

A doença falciforme é uma condição hereditária e debilitante, associada à inflamação crônica, relacionada a moléculas de adesão, incluindo a P-selectina, que fica elevada nessa situação e propicia que as células circulantes e as células dos vasos sanguíneos sejam ativadas e se tornem hiperadesivas, causando uma obstrução. Essa condição pode levar a episódios agudos de dor, além de complicações com risco de morte.

As CVOs são a principal causa pela qual os pacientes com doença falciforme procuram atendimento médico em hospitais, levando a aproximadamente 200 mil visitas de emergência nos Estados Unidos anualmente.

Populações específicas

As pessoas de ascendência africana representam 90% da população americana com doença falciforme. No entanto, a doença falciforme também é predominante entre pessoas de ascendência hispânica, sul-asiática, sul-europeia e do Oriente Médio.

A doença das células falciformes ocorre em cerca de 1 em 365 e 1 em 16.300 nascimentos afro-americanos e hispano-americanos, respectivamente.

no Brasil, são diagnosticados cerca de 3.500 novos casos de doença falciforme por ano.

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referências bibliográficas:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.