As doses cumulativas de antibiótico em pó tópico aumentam risco de insuficiência renal aguda?

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Evidências sugerem que o antibiótico em pó tópico colocado no sítio cirúrgico previne infecções após fixação de fraturas. Além disso, diferentemente dos intravenosos, não há necessidade de alcançar altas concentrações sistêmicas para o efeito local, reduzindo exposição e complicações sistêmicas. Estudos anteriores sugerem um risco mínimo de insuficiência renal aguda (IRA) com uma dose única de 1g de vancomicina tópica.

Leia também: Proposta de um esquema de antibioticoterapia para crianças com sepse

Entretanto, pacientes politraumatizados são submetidos a sucessivos procedimentos e doses adicionais de antibiótico. Não se sabe se esse acúmulo de dose aumenta o risco de insuficiência renal aguda nos pacientes com fraturas. Foi publicado no último mês, na revista Bone and Joint Open, um estudo de coorte desenvolvido em Baltimore com o objetivo de determinar se o uso cumulativo de vancomicina ou tobramicina tópicos estão associados risco elevado de insuficiência renal aguda.

As doses cumulativas de antibiótico em pó tópico aumentam risco de insuficiência renal aguda?

O estudo

Foram incluídos pacientes admitidos entre novembro de 2018 e julho de 2020 com fraturas expostas ou não de membros (exceto mão) ou pelve. A dose de vancomicina utilizada foi de 1.000 mg e 1.200 mg de tobramicina. O desfecho primário avaliado foi IRA induzido por droga utilizando a recomendação do Consórcio internacional de eventos adversos graves.

Dos 782 pacientes incluídos, 83% (n = 648) receberam pelo menos uma dose de vancomicina (intervalo cumulativo de 1 a 12 g). No geral, 45% da amostra recebeu pelo menos uma dose de tobramicina (intervalo cumulativo de 1,2 a 9,6 g). A IRA induzida por drogas ocorreu em dez pacientes (1,2%). Nenhuma associação foi encontrada entre a dose cumulativa de vancomicina e IRA induzida por drogas (odds ratio (OR) 1,08 (intervalo de credibilidade de 95% (Cr) 0,52 a 2,14)).

Saiba mais: Terapia combinada e risco de insuficiência renal aguda (IRA)

Doses adicionais de tobramicina foram associadas a um aumento de três vezes nas chances ajustadas de IRA induzida por drogas (OR 3,66 (95% Cr 1,71 a 8,49)). Especificamente, o risco de IRA induzida por drogas aumentou substancialmente (de 4 para 8%) após 4,8 g de tobramicina em pó (7,5% (95% Cr 1,0 a 35,3)).

Conclusão

Em conclusão, é necessário cuidado na administração da tobramicina tópica em pacientes politraumatizados, pelo risco do efeito de acúmulo do antibiótico levando à insuficiência renal aguda. Com cautela, a antibioticoterapia tópica é capaz de beneficiar pacientes submetidos ao tratamento de fraturas.

Autor(a):

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades
# O'Hara NN, Carullo J, Joshi M, Banoub M, Claeys KC, Sprague S, Slobogean GP, O'Toole RV; PREP-IT Investigators. Does cumulative topical antibiotic powder use increase the risk of drug induced acute kidney injury in fracture patients? Bone Jt Open. 2022 Apr;3(4):284-290. DOI: 10.1302/2633-1462.34.BJO-2022-0009.R1.
Referências bibliográficas:

    O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

    Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.