As doses cumulativas de antibiótico em pó tópico aumentam risco de insuficiência renal aguda?

Estudos anteriores sugerem um risco mínimo de insuficiência renal aguda (IRA) com uma dose única de 1 g de vancomicina tópica.

Evidências sugerem que o antibiótico em pó tópico colocado no sítio cirúrgico previne infecções após fixação de fraturas. Além disso, diferentemente dos intravenosos, não há necessidade de alcançar altas concentrações sistêmicas para o efeito local, reduzindo exposição e complicações sistêmicas. Estudos anteriores sugerem um risco mínimo de insuficiência renal aguda (IRA) com uma dose única de 1g de vancomicina tópica.

Leia também: Proposta de um esquema de antibioticoterapia para crianças com sepse

Entretanto, pacientes politraumatizados são submetidos a sucessivos procedimentos e doses adicionais de antibiótico. Não se sabe se esse acúmulo de dose aumenta o risco de insuficiência renal aguda nos pacientes com fraturas. Foi publicado no último mês, na revista Bone and Joint Open, um estudo de coorte desenvolvido em Baltimore com o objetivo de determinar se o uso cumulativo de vancomicina ou tobramicina tópicos estão associados risco elevado de insuficiência renal aguda.

As doses cumulativas de antibiótico em pó tópico aumentam risco de insuficiência renal aguda?

O estudo

Foram incluídos pacientes admitidos entre novembro de 2018 e julho de 2020 com fraturas expostas ou não de membros (exceto mão) ou pelve. A dose de vancomicina utilizada foi de 1.000 mg e 1.200 mg de tobramicina. O desfecho primário avaliado foi IRA induzido por droga utilizando a recomendação do Consórcio internacional de eventos adversos graves.

Dos 782 pacientes incluídos, 83% (n = 648) receberam pelo menos uma dose de vancomicina (intervalo cumulativo de 1 a 12 g). No geral, 45% da amostra recebeu pelo menos uma dose de tobramicina (intervalo cumulativo de 1,2 a 9,6 g). A IRA induzida por drogas ocorreu em dez pacientes (1,2%). Nenhuma associação foi encontrada entre a dose cumulativa de vancomicina e IRA induzida por drogas (odds ratio (OR) 1,08 (intervalo de credibilidade de 95% (Cr) 0,52 a 2,14)).

Saiba mais: Terapia combinada e risco de insuficiência renal aguda (IRA)

Doses adicionais de tobramicina foram associadas a um aumento de três vezes nas chances ajustadas de IRA induzida por drogas (OR 3,66 (95% Cr 1,71 a 8,49)). Especificamente, o risco de IRA induzida por drogas aumentou substancialmente (de 4 para 8%) após 4,8 g de tobramicina em pó (7,5% (95% Cr 1,0 a 35,3)).

Conclusão

Em conclusão, é necessário cuidado na administração da tobramicina tópica em pacientes politraumatizados, pelo risco do efeito de acúmulo do antibiótico levando à insuficiência renal aguda. Com cautela, a antibioticoterapia tópica é capaz de beneficiar pacientes submetidos ao tratamento de fraturas.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.
Referências bibliográficas: Ícone de seta para baixo
  • O'Hara NN, Carullo J, Joshi M, Banoub M, Claeys KC, Sprague S, Slobogean GP, O'Toole RV; PREP-IT Investigators. Does cumulative topical antibiotic powder use increase the risk of drug induced acute kidney injury in fracture patients? Bone Jt Open. 2022 Apr;3(4):284-290. DOI: 10.1302/2633-1462.34.BJO-2022-0009.R1.