Leia mais:
Leia mais:
ATS 2022: fisiopatologia da EVALI e o uso de cigarros eletrônicos
Incentivos financeiros para a cessação do tabagismo na gravidez
Qual a consequência neurocomportamental das crianças que foram expostas à nicotina e cannabis durante a gestação?
Características de Injúria Pulmonar Relacionada ao Uso de Cigarro Eletrônico (EVALI) em adolescentes
Check-up Semanal: relação entre fumo passivo e asma na infância e mais! [podcast]

ATS 2022: fisiopatologia da EVALI e o uso de cigarros eletrônicos

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

O destaque do terceiro dia do congresso da American Thoracic Society (ATS 2022) foi para os riscos do uso indiscriminado dos cigarros eletrônicos. Além das formas agudas da doença, também já existem relatos de doenças crônicas associadas aos e-cigarettes.

mulher fumando um tipo de cigarro eletrônico

Cigarros eletrônicos

Os cigarros eletrônicos são feitos em forma e gosto para crianças e adolescentes e possuem em sua formulação sais de nicotina que podem corresponder até cerca de 100 cigarros convencionais em uma hora de uso, além de atingir a concentração plasmática em minutos. Além da EVALI (doença pulmonar associada ao uso de vape) também já são relatados casos de bronquite crônica e sintomas respiratórios inespecíficos associados ao uso dos dispositivos, que podem evoluir para uma fase inflamatória e também com sinais de fibrose na tomografia.

Entre os padrões mais encontrados na tomografia de tórax estão a pneumonia em organização e o dano alveolar difuso. Já a análise histopatológica dos casos se assemelha a lesões por droga com toxicidade pulmonar. A adição de flavorizantes e umectantes favorecem ainda mais o surgimento de lesões pela inalação, sendo pouco mais frequentes no sexo feminino.

É crescente o número de usuários de cigarros eletrônicos, sobretudo em crianças, que já preocupa pediatras de todo o mundo. Cerca de 80% das crianças de 8 a 12 anos que usaram o vape utilizaram nicotina associada à maconha. A prevenção continua sendo o principal tratamento.

Mensagens práticas

  • No Brasil, as sociedades médicas preparam um documento em conjunto para tentar proibir a liberação de cigarros eletrônicos pela Anvisa;
  • Os líquidos inalados (conhecidos como pods), quando conhecidos, possuem inúmeras substâncias nocivas ao epitélio pulmonar, incluindo nicotina e aditivos;
  • O cigarro eletrônico não deve ser indicado para cessação de tabagismo, sendo que os usuários apresentam cerca de três vezes mais risco de serem fumantes no futuro.
Autor(a):

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastre-se grátis Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades
Referências bibliográficas:

    O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

    Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.