ATS 2022: inibidores de fosfodiesterase 4 para fibrose pulmonar idiopática

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

A fibrose pulmonar idiopática (FPI) é, por definição, sempre progressiva. Diversas drogas testadas atualmente não encontraram benefício na evolução da doença, sendo os antifibróticos as únicas medicações que realmente impactam a progressão. Durante o congresso da American Thoracic Society (ATS 2022), foi apresentado, pelo autor Prof. Luca Richeldi, um trabalho utilizando inibidores de fosfodiesterase 4 em pacientes com FPI.

Seus resultados foram promissores e publicados, simultaneamente, no New England Journal of Medicine.

médico receitando inibidores de fosfodiesterase 4 para FBI

Inibidores de fosfodiesterase 4

Neste estudo de fase 2, duplo-cego, controlado por placebo, foi testada a eficácia e segurança de um inibidor oral da fosfodiesterase 4 (PDE4B) , em pacientes com fibrose pulmonar idiopática. Foram elegíveis pacientes com 40 anos ou mais, que tinham o diagnóstico de FPI pelas diretrizes internacionais, com padrão tomográfico de pneumonia intersticial usual (PIU) ou PIU provável, além de uma CVF acima de 45% e difusão de monóxido de carbono entre 25 e 80%.

O desfecho primário foi a mudança da linha de base na capacidade vital forçada (CVF) em 12 semanas.

Resultados

Um total de 147 pacientes foram aleatoriamente designados para receber PDE4B ou placebo. Entre os pacientes sem uso de antifibróticos simultaneamente, a mudança mediana na da CVF foi de 5,7 ml (IC de 95%, -39,1 a 50,5) no grupo PDE4B e –81,7 ml (IC de 95%, –133,5 a –44,8) no grupo placebo. Entre os pacientes com uso de antifibrótico, a alteração mediana na CVF foi de 2,7 ml (IC de 95%, -32,8 a 38,2) no grupo PDE4B e –59,2 ml (IC de 95%, –111,8 a –17,9) no grupo grupo placebo (diferença mediana, 62,4 ml; IC de 95%, 6,3 a 125,5).

As limitações deste estudo incluem o período de 12 semanas de duração e o tamanho de amostra relativamente pequeno. Embora o tamanho e a duração do estudo foram suficientes para a determinação de alterações na CVF, estes fatores não permitiram a coleta significativa de dados relativos a eventos clinicamente importantes, incluindo exacerbações agudas ou morte, ou a determinação de mudanças nas medidas de qualidade de vida dos pacientes.

Um estudo de fase 3 será necessário avaliar esses resultados preliminares e adicionais que são relevantes para os pacientes com FPI.

Mensagem prática

  1. A fibrose pulmonar idiopática permanece como doença progressiva e com prognóstico reservado. Diversos tratamentos ainda estão em análise.
  2. Os inibidores de fosfodiesterase 4, antes indicados para o tratamento do DPOC sintomático, agora parecem ter efeito na redução da progressão da doença.
  3. A inibição da fosfodiesterase 4 (PDE4) está associada a efeitos anti-inflamatórios e antifibróticos, podendo atuar na fisiopatologia da doença justificando o racional do estudo.
Autor(a):

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastre-se grátis Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades
#Richeldi L, et al. Trial of a Preferential Phosphodiesterase 4B Inhibitor for Idiopathic Pulmonary Fibrosis. New England Journal of Medicine. May 15, 2022. DOI: 10.1056/NEJMoa2201737
Referências bibliográficas:

    O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

    Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.