ATS 2022: novas diretrizes para o manejo da fibrose pulmonar idiopática

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

O guideline de 2018 para manejo da FPI acaba de ser atualizado e publicado recentemente. As principais mudanças foram feitas na incorporação da definição da fibrose progressiva e dos critérios que a definem.

No ponto de vista de diagnóstico radiológico não houve muita mudança nos padrões já conhecidos, porém questiona-se se os pacientes com padrão de pneumonia intersticial usual (PIU) definitiva e PIU provável pudessem ser parte de um mesmo grupo pelas semelhanças da imagem. Já no diagnóstico, a criobiópsia passou a ocupar um maior espaço no guideline, sendo que a mesma deve ser realizada em centros como expertise, entrando como recomendação condicional, que não existia no guideline de 2018.

fpi

Atualizações

Talvez a principal mudança tenha sido a incorporação do conceito de fibrose progressiva que entrou no novo guideline, incluindo a definição do nome, e que se comportam muito semelhante à FPI. A definição era baseada em critérios do estudo INBUILD, e agora há critérios oficiais para definição de fibrose progressiva. É preciso ter dois de três critérios para o diagnóstico, são eles: piora dos sintomas, piora radiológica, e a terceira é piora da função pulmonar, com uma redução absoluta da CVF acima de 5% ou da difusão de monóxido de carbono acima de 10%. Lembrando que sempre o tratamento da doença de base precisa estar otimizado.

As doenças progressivas podem envolver qualquer doença intersticial pulmonar, como a esclerose sistêmica, a artrite reumatoide, a pneumonite por hipersensibilidade e as doenças ocupacionais.

A importância da nova definição é a padronização que auxilia em outros estudos para avaliação de novos fármacos que possam ser utilizados no tratamento. A reunião multidisciplinar continua sendo o padrão ouro para diagnóstico tanto da FPI quanto das fibroses progressivas.

Autor(a):

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastre-se grátis Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades
# Raghu G, et al. Idiopathic Pulmonary Fibrosis (an Update) and Progressive Pulmonary Fibrosis in Adults: An Official ATS/ERS/JRS/ALAT Clinical Practice Guideline. Am J Respir Crit Care Med. 2022 May 1;205(9):e18-e47. doi: 10.1164/rccm.202202-0399ST
Referências bibliográficas:

    O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

    Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.