Leia mais:
Leia mais:
O cuidado sobre a espiritualidade frente a pessoa com câncer
Preservação da fertilidade em mulheres submetidas a tratamentos oncológicos
Câncer de mama: saiba detalhes com o especialista [podcast]
Exigência de atestado dificulta vacinação de pacientes oncológicos contra a Covid-19
Câncer de mama supera o pulmão como o tumor mais diagnosticado no mundo

Câncer de mama em homens

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Segundo a nova atualização do INCA, a estimativa para câncer de mama no brasil é de 66.280 casos novos de câncer de mama, para cada ano do triênio 2020-2022.

O câncer de mama é caracterizado como uma doença multifatorial que resulta da multiplicação descontrolada e anormal de células mamárias, na qual alguns dos sintomas incluem presença de nódulo, espessamento, inchaço, distorção, sensibilidade, irritação da pele, vermelhidão, escamas e anormalidades mamilares ou secreção espontânea dos mamilos.

Leia também: Medicamentos aprovados para o tratamento do câncer de mama metastático nos Estados Unidos

Apesar de raro, o câncer de mama também acomete homens e foi descrito pela primeira vez por Jhon de Aderne em 1307. É uma doença rara que representa 1% de todos os cânceres de mama (0,6 -6%) e 1% de todos os cânceres em homens.

A forma de apresentação mais comum é o nódulo seguido de edema e descarga papilar; a localização central (próximo ao mamilo) apresenta pior prognóstico devido a menor quantidade de parênquima mamário em região mamilar e por isso, a invasão linfática axilar é precoce, além da presença de metástases distantes, como doença pulmonar.

Rastreio do câncer de mama em homens

Devido a sua raridade, não existem exames de imagem para o rastreio de câncer de mama em homens o que, muitas das vezes, prejudica o tratamento pois por vezes o diagnóstico é obtido em estágios avançados. Porém, na suspeita da doença, o exame padrão-ouro é a mamografia; esse método é indicado para afastar o principal diagnóstico diferencial, a ginecomastia.

O tratamento é de acordo com estágio inicial da doença mas, na maioria das vezes, a mastectomia (retirada completa da mama) é a cirurgia de escolha. Radioterapia adjuvante tem suas indicações, é mandatória quando há preservação da mama (o que é raro no câncer de mama em homens) e em estágios avançados. A hormônioterapia adjuvante é realizada de acordo com a imunohistoquimica do tumor, tem eficácia apenas em tumores luminais.

Whitebook

Autor(a):

Referências bibliográficas:

  • Câncer de mama – versão para Profissionais de Saúde. Disponível em: https://www.inca.gov.br/tipos-de-cancer/cancer-de-mama/profissional-de-saude
  • Sociedade Americana de Câncer. Câncer fatos e números. Atlanta: Sociedade Americana do Câncer; 2017.
  • Giordano SH. Uma revisão do diagnóstico e tratamento do câncer de mama Oncologista. 2005;10(7):471-479.
  • Ministério do Poder Popular para a Saúde. Registro Central de Câncer. Disponível em: www.msds.gov.ve
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.