Leia mais:
Leia mais:
Preservação da fertilidade em mulheres submetidas a tratamentos oncológicos
Câncer de mama: saiba detalhes com o especialista [podcast]
Exigência de atestado dificulta vacinação de pacientes oncológicos contra a Covid-19
Câncer de mama supera o pulmão como o tumor mais diagnosticado no mundo
Oncologistas ainda podem participar de estudo sobre cuidados contra o câncer na pandemia

Medicamentos aprovados para o tratamento do câncer de mama metastático nos Estados Unidos

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

A aprovação de novos tratamentos por parte da Food and Drug Administration (FDA) demonstra o avanço da ciência para uma nova era de medicina contra o câncer de mama: o trastuzumabe-deruxtecan, o Tucatinib e o Sacituzumab Govitecan-hziy.

enfermeira realizando quimioterapia em paciente com câncer de mama

Novas terapias contra câncer de mama

Confira as últimas aprovações da entidade americana para o câncer de mama metastático a seguir.

Trastuzumabe-deruxtecan

Aprovado pela FDA desde dezembro de 2019, o trastuzumabe-deruxtecan está sendo testado em pacientes americanos e brasileiros. Nove pacientes tratadas no Hospital Conceição, em Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, estão sendo acompanhadas por pesquisadores da Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM).

A terapia biológica com o uso substância é realizada a cada 21 dias, por tempo não informado, no setor de oncologia do Hospital Conceição e leva, em média, 30 minutos. Antes de realizar o procedimento, as voluntárias passam por exames de rotina, como hemograma e eletrocardiograma, e no mesmo dia retornam para as suas residências.

Nesta fase da pesquisa, estão sendo testadas pacientes que tiveram progressão da doença mesmo esgotados os tratamentos iniciais para câncer de mama metastático HER2 positivo.

Em breve, o medicamento deverá ser aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Segundo especialistas da área, essa é uma nova esperança para as pacientes em que a enfermidade retorna mesmo após diversos tratamentos. Atualmente, o tratamento mais indicado para câncer de mama metastático HER2 positivo é a terapia-alvo.

cadastro portal

Tucatinibe

No dia 17 de abril, o tucatinibe foi aprovado pela FDA em associação a outros dois medicamentos: o trastuzumabe e a capecitabina. A combinação desses três remédios mostrou-se eficaz no tratamento de pacientes portadoras de doença metastática, incluídos os que estejam com metástase cerebral.

A sua eficácia foi demonstrada no estudo HER2CLIMB (NCT02614794), que incluiu 612 pacientes com câncer de mama metastático positivo para HER2, que tiveram tratamento prévio com trastuzumabe, pertuzumabe e ado-trastuzumabe emtansina. Os pacientes receberam tucatinibe de 300 mg, duas vezes ao dia mais trastuzumabe e capecitabina ou placebo mais trastuzumabe e capecitabina.

Leia também: SABCS 2019: tucatinibe pode ser uma nova opção para o câncer de mama?

A dose recomendada de tucatinibe é de 300 mg tomados por via oral duas vezes ao dia em combinação com trastuzumabe (em dosagem padrão) e capecitabina (1000 mg/m2 administrados por via oral duas vezes ao dia nos dias 1-14 de um ciclo de 21 dias) até a progressão da doença ou inaceitável toxicidade.

Os estudos mostraram que as pacientes que utilizaram essa combinação obtiveram redução de 34% do risco de morte quando comparado aos que utilizaram o tratamento convencional.

Sacituzumab govitecan-hziy

Já no dia 20 de abril, o Sacituzumab Govitecan-hziy foi aprovado para câncer de mama metastático triplo negativo. O medicamento é fruto de uma aprovação acelerada baseada nas taxas de resposta apresentadas pelos participantes nas duas etapas iniciais dos estudos. Esse tipo de tumor, quando metastático e já tratado com outros regimes de drogas, é considerado uma condição grave e carente de opções de tratamento.

De acordo com a oncologista Lilian Arruda, pesquisadora e coordenadora médica do Centro de Pesquisa Clínica do IBCC Oncologia, é importante destacar que o FDA concede aprovação antecipada e acelerada de drogas inovadoras quando apresentam bons resultados na primeira e na segunda fase de testes para enfermidades em que não há opções terapêuticas equivalentes.

Veja mais: Modificar o padrão da dieta pode reduzir a mortalidade por câncer de mama?

“Contudo, essa aprovação não revoga a necessidade dos testes comparativos que devem ser realizados na sequência. Nesse cenário, a molécula deve seguir sob aprovação contínua e fica condicionada à comprovação dos benefícios clínicos nos estudos confirmatórios da fase três e, portanto, após o medicamento chegar ao mercado”, diz a oncologista.

Até o momento, apenas nos Estados Unidos esses medicamentos foram aprovados para a comercialização.

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Autora:

Referências bibliográficas:

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar