Leia mais:
Leia mais:
Queimaduras: as cicatrizes podem marcar o corpo e a alma!
Quiz: Mulher, 38 anos e com prurido excessivo nas costas. Qual o diagnóstico?
Quiz: lesões tortuosas após contato com cimento. O que será?

Caso clínico: Homem hipertenso comparece à consulta médica queixando-se de “coceira e vermelhidão no peito”

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Homem, 69 anos, hipertenso em uso regular de atenolol e enalapril, comparece à consulta médica queixando-se de “coceira e vermelhidão no peito”. Refere que notou edema e eritema na pele da mama direita há aproximadamente 6 meses e que os sintomas estão em piora progressiva desde então. Ao exame físico, nota-se hiperemia em toda a mama direita, associado a presença de lesões nodulares, por vezes ulceradas, exudativas e coalescentes. Ausência de linfonodomegalia axilar palpável. Restante do exame físico inocente.

Confira o Quiz sobre este caso clínico: Homem procura atendimento com queixa de hiperemia na mama. Qual o diagnóstico?

caso clinico

Qual conduta?

O quadro admite vários diagnósticos diferenciais que vão desde doenças infecciosas/inflamatórias de pele até neoplasias malignas. O médico deve proceder com biópsia da lesão e solicitar exames complementares para definir o diagnóstico e guiar o tratamento.

A biópsia revelou tratar-se de carcinoma mamário. O estudo de imunohistoquímica identificou a presença de receptores hormonais (estrogênio e progesterona). A partir desses achados, o paciente foi submetido à exames de estadiamento com imagens sistêmicas (tomografia de tórax, abdome e pelve) e rotina laboratorial básica.

Os exames de imagem identificaram lesões esparsas no fígado, de até dois centímetros, suspeitas para acometimento secundário. A biópsia hepática confirmou a presença de metástase de câncer de mama.

O paciente iniciou então tratamento sistêmico com hormonioterapia. Aproximadamente dois meses após o início do tratamento, evoluiu com melhora dos sintomas e das lesões.

O câncer de mama em homens é extremamente raro. O diagnóstico é histopatológico e a imunohistoquímica é fundamental para diferenciar os diversos subtipos histológicos. Após o diagnóstico, deve-se fazer estadiamento com imagens sistêmicas para avaliar a extensão da doença e guiar o tratamento. O subtipo histológico mais comum em homens é o carcinoma mamário positivo para a expressão de receptores de hormônio. Esse subtipo está relacionado a um melhor prognóstico e por isso a doença tende a ser menos agressiva. A abordagem terapêutica é semelhante em homens e mulheres.

Veja outros casos clínicos:

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.