Cloridrato de Oxicodona + Cloridrato de Naloxona: veja no bulário doWhitebook!

Ao associar a oxicodona (agonista opioide e analgésico) com a naloxona (antagonista opioide), pretende-se evitar a constipação intestinal.

Este conteúdo foi desenvolvido por médicos, com objetivo de orientar médicos, estudantes de medicina e profissionais de saúde em seu dia a dia profissional. Ele não deve ser utilizado por pessoas que não estejam nestes grupos citados, bem como suas condutas servem como orientações para tomadas de decisão por escolha médica.

Para saber mais, recomendamos a leitura dos termos de uso dos nossos produtos.

Ao associar a oxicodona com a naloxona, pretende-se evitar a constipação. Para o tratamento de dores crônicas de caráter moderado a intenso, os opioides são bastante utilizados. Contudo, a constipação é um efeito adverso comum.

Saiba mais: Intervenções farmacológicas para minimizar a absorção de fluido da histeroscopia

Ao associar a oxicodona (agonista opioide e analgésico) com a naloxona (antagonista opioide), pretende-se evitar a constipação intestinal. Isso porque, a naloxona bloqueia a ação da oxicodona nos receptores no intestino, aumentando a peristalse. Ademais, ao ser administrada por via oral, os seus efeitos restringem-se ao trato gastrointestinal, não anulando o efeito de analgesia da oxicodona.

Dentre os seus efeitos adversos, insônia, redução do apetite, cefaleia, sonolência, tontura, dor abdominal e boca seca são alguns dos mais comuns.

Mecanismo de Ação

  • Cloridrato de oxicodona: análogo semissintético da morfina, é um agonista opioide puro, pleno e relativamente seletivo para o receptor-µ (mu), embora possa ligar-se a outros receptores opioides quando em doses mais elevadas. A principal ação terapêutica é analgesia;
  • Cloridrato de naloxona: Antagonista opiode puro e competitivo, desloca os opioides nos três receptores existentes (mu, kappa e delta), porém tem maior afinidade pelo receptor mu. Ao antagonizar competitivamente a Oxicodona, principalmente nos intestinos, a Naloxona reduz as alterações da função intestinal que ocorrem no tratamento com opioides.

Quer saber mais sobre o cloridrato de oxicodona + cloridrato de naloxona? Acesse agora mesmo no Whitebook.

Basta seguir este caminho após abrir o WB no seu navegador ou pelo app: Início Icone de proximo Medicamentos Icone de proximo Bulário Icone de proximo Cloridrato de Oxicodona + Cloridrato de Naloxona

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.
Referências bibliográficas: Ícone de seta para baixo
  • Huang L, et al. Opioid-Induced Constipation Relief From Fixed-Ratio Combination Prolonged-Release Oxycodone/Naloxone Compared With Oxycodone and Morphine for Chronic Nonmalignant Pain: A Systematic Review and Meta-Analysis of Randomized Controlled Trials.J Pain Symptom Manage. 2017 Nov;54(5):737-748.e3 .
  • Leng X, et al. Prolonged-Release (PR) Oxycodone/Naloxone Improves Bowel Function Compared with Oxycodone PR and Provides Effective Analgesia in Chinese Patients with Non-malignant Pain: A Randomized, Double-Blind Trial. Adv Ther. 2020 Mar;37(3):1188-1202.
  • Targin ®️ (Cloridrato de Oxicodona + Cloridrato de Naloxona). Juliana Prado. São Paulo: Mundipharma Brasil Produtos Médicos e Farmacêuticos Ltda., 2022. Bula do medicamento