Complexo protrombínico ativado em usuários de apixabana: uma série de casos

O Journal of Medical Case Reports publicou uma série de casos de pacientes usuários de apixabana que receberam complexo protrombínico.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

Viemos acompanhando na última década um grande aumento no arsenal terapêutico anticoagulante. O envelhecimento populacional e consequente aumento da prevalência de casos de fibrilação atrial contribuiu, entre outros fatores, com o aumento do número de pacientes em uso dessas medicações. No entanto, diante da necessidade de um procedimento cirúrgico de urgência/emergência, o que fazer para o paciente não apresentar sangramento importante? Como antagonizar os efeitos de tais medicamentos?

A indústria farmacêutica vem investindo no desenvolvimento de antídotos para os novos anticoagulantes orais (NOACs – em inglês), mas ainda não há um aprovado para apixabana. O andexanet é um potencial antídoto para os inibidores do fator Xa (como apixabana, rivaroxabana, etc), mas que ainda não foi aprovado pelo Food and Drug Administration (FDA).

LEIA MAIS: Novos anticoagulantes orais (NOACS) – comparativo das drogas disponíveis no Brasil

O Journal of Medical Case Reports publicou uma série de três casos de pacientes do sexo masculino, entre 60 e 70 anos e usuários de apixabana (5mg de 12/12h) com indicação de cirurgia cardiovascular de emergência que receberam 25 a 29 UI de concentrado complexo protrombínico ativado (fator II, IX e X + fator VII ativado) 10 minutos antes da heparinização e início da CEC para a realização da cirurgia. Análise da anticoagulação foi feita (clínica e laboratorialmente) antes da cirurgia, durante e depois. Os exames realizados foram: dosagem de atividade anti-Xa, tromboelastometria rotacional (TR), tempo de coagulação, tempo de formação do coágulo, TAP e PTTa.

1º caso -> Troca valvar aórtica.
2º caso -> Transplante cardíaco.
3º caso -> Dissecção aórtica tipo A (envolve aorta ascendente) – esta sem dosagem de TR por heparinização pré-realização do exame.

Nos dois primeiros casos, os exames pré e pós mostraram uma melhora nos tempos de coagulação (TC) e tempo de formação do coágulo (TFC):

Paciente 1:

  • TC 1900s para 740s
  • TFC 353s para 191s

Paciente 2:

  • TC 1482s para 807s
  • TFC 353s para 159s

OBS1. Um TC de indivíduos sadios é em torno 705s ( 495s a 915s);
OBS2. Sem relato de sangramentos maiores e/ou eventos tromboembólicos no período.

O terceiro paciente apresentou sangramento importante (tamponamento cardíaco) no pós-operatório imediato, necessitando de politransfusão de hemocomponentes e de revisão cirúrgica duas vezes. Não houve complicações tromboembólicas.

LEIA MAIS: Como manejar sangramento em pacientes anticoagulados?

Conclusão

Em pacientes em uso de apixabana e com necessidade de cirurgia cardiovascular de urgência, enquanto não dispomos de antídoto viável específico para esta droga, o complexo protrombínico pode ser um potencial antagonizador dos efeitos anticoagulantes. Este é uma pequena série de casos e obviamente que serve apenas para formular hipóteses que motivem estudos maiores e mais robustos sobre o assunto. O uso de exames que simulam de forma melhor a coagulação in vivo como tromboelastometria rotacional é um ponto forte na informação levantada acerca dos dois primeiros pacientes.

O paciente em uso de NOAcs tende a ser cada vez mais parte do dia a dia de grandes cirurgias de emergência. Vale ressaltar que mesmo que o “andexanet” seja aprovado, sua utilidade em cenário de cirurgia cardíaca com CEC não é favorável, pois ele não é um antagonista específico de inibidores do fator Xa, sendo capaz de antagonizar a heparinização que o procedimento requer.

É médico e também quer ser colunista do Portal da PEBMED? Inscreva-se aqui!

Referências:

  • Schultz et al; Activated prothrombin complexvconcentrate to reverse the factor Xa inhibitor (apixaban) effect before emergency surgery: a case series; Journal of Medical Case Reports (2018) 12:138. https://doi.org/10.1186/s13256-018-1660-9

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades