Página Principal > Colunistas > Crianças entre 6 meses e 11 meses e 29 dias devem vacinar contra o sarampo
Dia Mundial da Saúde

Crianças entre 6 meses e 11 meses e 29 dias devem vacinar contra o sarampo

Tempo de leitura: 2 minutos.

Devido ao aumento de casos de sarampo em alguns Estados brasileiros, todas as crianças de 6 meses a menores de 1 ano devem ser vacinadas, segundo a campanha iniciada pelo Ministério da Saúde (MS) ontem, 22 de agosto.

Essa medida visa intensificar a vacinação desse público-alvo, mais suscetível a casos mais graves e óbitos. Serão enviadas mais de 1,6 milhão de doses extras da vacina aos Estados.

A dose da vacina administrada em crianças de 6 a 11 meses 29 dias é chamada de “dose zero” e é uma dose extra, não substituindo nem eliminando a necessidade das vacinas recomendadas pelo calendário nacional de vacinação.

Veja também outros conteúdos sobre sarampo:

Portanto, além dessa dose zero, as crianças deverão fazer uso da vacina tríplice viral aos 12 meses de idade (1ª dose) e também da vacina tetra viral ou tríplice viral aos 15 meses (2ªdose), respeitando-se o intervalo de 30 dias entre as doses. Isto é, a vacinação rotineira deve ser mantida independentemente de a criança ter tomado a dose extra da vacina.

A vacina está contraindicada para crianças menores de 6 meses. Nesse caso, os pais devem evitar levá-las para ambientes aglomerados.

Autora: 

Referências:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.



Esse site utiliza cookies. Para saber mais sobre como usamos cookies, consulte nossa política.