Página Principal > Colunistas > Dia mundial de conscientização do delirium 2018: o que precisamos saber
delirium

Dia mundial de conscientização do delirium 2018: o que precisamos saber

Tempo de leitura: 2 minutos.

O delirium é caracterizado por uma mudança rápida na função cerebral, afetando principalmente a capacidade de focalizar a atenção. Pode flutuar no decorrer de um dia com períodos de lucidez seguidos por uma crescente confusão. Ocorre em até 25% dos pacientes internados em enfermarias, 50% dos pacientes cirúrgicos e 80% dos pacientes em cuidados intensivos, podendo culminar em disfunção cognitiva em longo prazo.

Os pacientes com maior risco de apresentarem delirium são: pacientes graves, crianças menores de dois anos e idosos, pacientes em pós-operatório, pacientes com deficiências cognitivas prévias (como demência), pacientes com diversas condições clínicas associadas e pacientes com algum tipo de disfunção sensorial.

A prevenção consiste em identificar os pacientes em risco, melhorar a estimulação cognitiva, incentivar a mobilização, promover o sono, evitar medicamentos com efeitos cognitivos e incentivar o envolvimento dos familiares. Até o momento, nenhum medicamento foi aprovado para o tratamento farmacológico.

A International Federation of Delirium Societies é a fusão de três associações para o estudo do delirium: American Delirium Society, European Delirium Association e Australasian Delirium Association. Juntas, essas associações criaram o World Delirium Awareness Day (WDAD), que está em seu segundo ano. Em 2018, o WDAD é em 14 de março.

Clique aqui para acessar o material para profissionais de saúde e familiares (em português). E não deixe de acessar também nossos artigos sobre o tema:

Autora:

Referências:

  • WORLD DELIRIUM AWARENESS DAY. International Federation of Delirium Societies. Disponível em: www.idelirium.org. Acesso em: 11 mar. 2018.
  • ICU DELIRIUM AND COGNITIVE IMPAIRMENT STUDY GROUP. Vanderbilt University Medical Center. Disponível em: www.icudelirium.org. Acesso em: 11 mar. 2018.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.