Dia mundial de conscientização do delirium 2018: o que precisamos saber

O delirium é caracterizado por uma mudança rápida na função cerebral, afetando principalmente a capacidade de focalizar a atenção. Pode flutuar no decorrer de um dia com períodos de lucidez seguidos por uma crescente confusão.

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar esse conteúdo crie um perfil gratuito no AgendarConsulta.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

O delirium é caracterizado por uma mudança rápida na função cerebral, afetando principalmente a capacidade de focalizar a atenção. Pode flutuar no decorrer de um dia com períodos de lucidez seguidos por uma crescente confusão. Ocorre em até 25% dos pacientes internados em enfermarias, 50% dos pacientes cirúrgicos e 80% dos pacientes em cuidados intensivos, podendo culminar em disfunção cognitiva em longo prazo.

Os pacientes com maior risco de apresentarem delirium são: pacientes graves, crianças menores de dois anos e idosos, pacientes em pós-operatório, pacientes com deficiências cognitivas prévias (como demência), pacientes com diversas condições clínicas associadas e pacientes com algum tipo de disfunção sensorial.

A prevenção consiste em identificar os pacientes em risco, melhorar a estimulação cognitiva, incentivar a mobilização, promover o sono, evitar medicamentos com efeitos cognitivos e incentivar o envolvimento dos familiares. Até o momento, nenhum medicamento foi aprovado para o tratamento farmacológico.

A International Federation of Delirium Societies é a fusão de três associações para o estudo do delirium: American Delirium Society, European Delirium Association e Australasian Delirium Association. Juntas, essas associações criaram o World Delirium Awareness Day (WDAD), que está em seu segundo ano. Em 2018, o WDAD é em 14 de março.

Clique aqui para acessar o material para profissionais de saúde e familiares (em português). E não deixe de acessar também nossos artigos sobre o tema:

Referências:

  • WORLD DELIRIUM AWARENESS DAY. International Federation of Delirium Societies. Disponível em: www.idelirium.org. Acesso em: 11 mar. 2018.
  • ICU DELIRIUM AND COGNITIVE IMPAIRMENT STUDY GROUP. Vanderbilt University Medical Center. Disponível em: www.icudelirium.org. Acesso em: 11 mar. 2018.
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastre-se grátis Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe e-books, e outros materiais para aprimorar sua prática médica e gestão Baixe e-books, e outros materiais
para aprimorar sua prática
médica e gestão

Especialidades