Diretivas antecipadas de vontade: SBGG cria aplicativo Minhas Vontades

As diretivas antecipadas de vontade são uma ferramenta de proteção à autonomia dos indivíduos que se encontram sem condições.

Diante de uma condição ameaçadora à vida, é dever das equipes de saúde e direito das pessoas idosas (ou não) que haja a oferta de cuidado de maneira integral com o devido respeito à autonomia. As diretivas antecipadas de vontade (DAV) são uma ferramenta de proteção à autonomia dos indivíduos que se encontram sem condições de expressar suas vontades no que se refere aos cuidados à saúde diante de uma condição grave e potencialmente sem possibilidade de cura.

médica conversando com idosa internada sobre diretivas antecipadas de vontade

O que são diretivas antecipadas de vontade?

Uma forma de deixar registrados os desejos e preferências no que se refere aos cuidados à saúde diante de uma condição ameaçadora à vida.

Além do registro de suas próprias vontades, o indivíduo pode também indicar uma pessoa que o represente caso não seja possível se expressar.

Desde 2012, o Conselho Federal de Medicina dispõe que “nas decisões sobre cuidados e tratamentos de pacientes que se encontram incapazes de comunicar-se, ou de expressar de maneira livre e independente suas vontades, o médico levará em consideração suas diretivas antecipadas de vontade”.

Leia também: Autonomia de vontade: a criança pode decidir sobre o seu tratamento?

Aplicativo para estimular a reflexão

Pensando em um meio de fazer com que a criação das diretivas antecipadas de vontade sejam mais discutidas entre as pessoas idosas e os profissionais, a Comissão Permanente de Cuidados Paliativos da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG) criou o aplicativo Minhas Vontades®, que estimula a reflexão sobre autonomia em saúde, além de disponibilizar conteúdos sobre o tema.

Prático, ele pode ser encontrado nas lojas de aplicativos para celular Android e também na Apple Store, e possui um visual fácil de ser usado e bem intuitivo, basta seguir os passos:

  1. Baixe o aplicativo e clique em “Novo”;
  2. Preencha a identificação;
  3. Explore a teoria sobre DAV;
  4. Siga os passos do registro de suas preferências, com pausas para reflexão, até concluir o documento.

Veja mais: Cuidados paliativos: quando a legitimidade traduz um dever médico

É recomendado que posteriormente, o documento seja debatido com o geriatra e compartilhado com todos os que assistem a sua saúde e seus cuidados. Não é necessário registrar em cartório nem passar por advogados.

O assunto é delicado, mas é hora de pensarmos e conversamos com nossos pacientes e familiares sobre este assunto. Melhor antes…

Conheça mais sobre as Diretivas Antecipadas de Vontade e o novo aplicativo Minhas Vontades®, da SBGG, neste vídeo.

Texto baseado na divulgação escrita pela SBGG, com a colaboração da Dra Cláudia Burlá (geriatra, RJ).

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades