ESC 2022: Inibidores de neprilisina são seguros para pacientes com IC crônica?

Um estudo comparou 592 pacientes com IC em relação ao uso de sacubitril/valsartana ou valsartana em um seguimento médio de três anos.

Declínio cognitivo e demência são comuns em pacientes com insuficiência cardíaca (IC), com impacto em qualidade de vida, aderência medicamentosa e desfechos cardiovasculares. Alguns estudos sugerem que o sacubritril, inibidor da neprilisina, possa piorar esse declínio cognitivo, já que é uma das enzimas envolvidas na degradação dos peptídeos beta-amiloides. Essa degradação poderia levar ao acúmulo de um peptídeo neurotóxico, que causa demência, com consequente piora cognitiva no paciente com IC. Ao contrário, o tratamento da IC com a medicação poderia proteger o paciente de demência por melhora do fluxo cerebral.

Baseado nisso, foi feito um estudo, chamado PERSPECTIVE, apresentado no congresso ESC 2022, para avaliar a eficácia e segurança do sacubitril/valsartana na função cognitiva de pacientes com insuficiência cardíaca (IC) crônica e fração de ejeção preservada.

ic

O estudo

Foi um estudo global, prospectivo, randomizado, cego, que comparou 592 pacientes com IC em relação ao uso de sacubitril/valsartana ou valsartana em um seguimento médio de três anos. Pacientes com Alzheimer ou outras demências foram excluídos. 

Os pacientes foram avaliados de forma seriada em relação a função cognitiva com os testes CogState, que consta da avaliação de sete tarefas que analisam três domínios cognitivos principais. Este foi o desfecho primário. O deposito de peptídeos beta amiloides no cérebro foi avaliado com uso de tomografia por emissão de pósitrons (PET) e as alterações encontradas neste exame foram o desfecho secundário. 

A idade média foi de 72 anos e as características dos pacientes e tratamento da IC foram semelhantes entre os grupos. Não houve diferença em relação a desfechos cognitivos no início do estudo.

No seguimento de três anos, não houve diferença no desfecho primário e de forma interessante, no desfecho secundário houve tendência (resultado estatisticamente não significativo) de menor acúmulo de peptídeos beta-amiloides no grupo sacubitril/valsartana.

Conclusão

Baseado neste estudo, não deve haver preocupação com a segurança do uso de inibidor da neprilisina relacionado à cognição. Porém, a alta prevalência de disfunção cognitiva, mesmo que leve, nos pacientes com IC é importante e deve ser investigada mais a fundo. Importante ressaltar que pacientes com fração de ejeção reduzida não foram avaliados, já que esses têm indicação de sacubitril/valsartana preferencialmente em relação à valsartana.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.
Referências bibliográficas: Ícone de seta para baixo
  • McMurray J. Neprilysin inhibition does not affectcognitive function in patientswith heart failure (PERSPECTIVE Trial). Apresentado no Congresso Europeu de Cardiologia ESC 2022. Agosto 26, 2022. Barcelona, Espanha.