Febre Amarela: Secretaria de Saúde confirma 1ª morte no RJ

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Nesta quarta-feira, a Secretaria de Saúde do Rio de Janeiro confirmou a 1ª morte por Febre Amarela e mais um caso no Estado. Ambos foram em Casimiro de Abreu, em homens sem histórico de viagens para regiões com casos registrados da doença. Além disso, o Rio tem mais 36 casos suspeitos.

A vítima tinha 38 anos e morreu logo após dar entrada no Hospital Municipal Ângela Maria Simões Menezes, em Casimiro de Abreu. O laudo divulgado hoje confirmou a causa: Febre Amarela.

Parentes informaram que a vítima visitou a emergência duas vezes antes de falecer, mas foi liberada em ambas as ocasiões, com diagnóstico de sinusite e, depois, virose. A Secretaria de Saúde ainda não divulgou informações sobre o outro caso confirmado de Febre Amarela.

Na última semana, o Governo do Estado do Rio anunciou a ampliação da vacinação contra a Febre Amarela. Em nota, a Secretaria de Saúde chegou a reforçar que não havia necessidade de correria para os postos, devido à ausência de casos registrados da doença no RJ.

Veja também: ‘As recomendações do Ministério da Saúde para a Febre Amarela’

Frente aos novos resultados, a Secretaria anunciou que vai acelerar a estratégia de vacinação em todo o estado, antecipando a imunização em 24 municípios nas regiões Norte, Noroeste, Serrana e dos Lagos e no entorno da reserva do Poço das Antas. A prioridade será moradores ou trabalhadores em áreas rurais.

A imunização para as demais regiões deve ser intensificada a partir da última semana de março.

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique aqui!

Abordagem ao paciente com febre e mialgia

Hoje, dengue, zika, chikungunya e o renascimento da febre amarela desafiam o médico no cenário de emergência. Em todas, a fase inicial da doença (< 5 dias) lembra uma virose comum: febre, mialgias, prostração, mal estar.

Há poucas pistas nesta fase para separar qual é qual, por isso, montamos uma tabela para te ajudar:

O mais importante vem a seguir: é na segunda fase da doença que as complicações e os riscos aparecem. Clique aqui e saiba como cuidar do seu paciente.

Referências:

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar