Leia mais:
Leia mais:
Check-up Semanal: oseltamivir na prática clínica, infecção urinária na gestação e mais!
Uso de clortalidona para tratar hipertensão em pacientes com doença renal crônica avançada
Prevalência do uso de medicamentos que podem aumentar a pressão arterial e a associação com hipertensão
Quiz: como você trataria essa complexa úlcera venosa?
Caso clínico: Paciente de 70 anos com dor lancinante na perna

Hipertensão arterial pulmonar associada à broncodisplasia em RNs prematuros extremos

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Sabemos de longa data que a hipertensão arterial pulmonar (HAP) continua sendo um grande desafio na vida dos neonatologistas, principalmente quando essa surge como complicação da broncodisplasia pulmonar (BDP).

Um estudo de coorte-retrospectivo publicado esse ano teve como objetivo determinar a sobrevida e evolução da HAP em recém-nascidos (RN) prematuros extremos com idade gestacional (IG) corrigida maior que 36 semanas.

Leia também: Consumo de leite materno por prematuros está associado ao melhor desempenho cardíaco?

hipertensão arterial pulmonar associada à broncodisplasia em RNs prematuros extremos

Metodologia

Para tal estudo, foram selecionados 28 RN prematuros extremos menores que 30 semanas ou peso ao nascer < 1.000 g que evoluíram com HAP acima de 36 semanas de IG. O diagnóstico da HAP foi feito através de ecocardiografia. Os principais desfechos foram sobrevivência, taxa de mortalidade e resolução da HAP.

Todos os pacientes selecionados para esse estudo tinham o diagnóstico de BDP, sendo 82% graves. Onze crianças (39%) evoluíram para óbito durante o acompanhamento, devido à combinação de BDP e HAP em oito crianças, à BDP em duas e à sepse em uma.

Saiba mais: AAP 2021: progressão lenta vs rápida da dieta em prematuros com baixo peso ao nascer

As taxas de sobrevivência em 1, 3 e 7 meses a partir de 36 semanas de IG corrigida foram 89%, 70% e 58%, respectivamente. Em 16 dos 17 bebês sobreviventes, a HAP foi resolvida ao longo do tempo, com uma taxa de resolução entre 1 e 2 anos de idade corrigida (IC) de 47% e 79%, respectivamente. Aos 2 anos e meio de IC, a taxa de resolução foi de 94%.

Conclusão

As conclusões desse estudo foram: RN prematuros extremos com HAP e BDP tiveram uma taxa de sobrevivência de 58% aos 6 meses de idade corrigida IC. A pressão supra sistêmica da artéria pulmonar foi associada a um desfecho desfavorável. E RN que sobreviveram além da IC de 6 meses apresentaram excelente sobrevida e resolução da hipertensão arterial pulmonar em quase todos os casos. Ainda são necessários estudos prospectivos de acompanhamento para investigar se a resolução da HAP nesses bebês pode ser melhorada por terapias multimodais, incluindo tratamentos respiratórios, nutricionais e cardiovasculares.

Autor(a):

Referências bibliográficas:

  • Arjaans S, et al. Fate of pulmonary hypertension associated with bronchopulmonary dysplasia beyond 36 weeks postmenstrual age. Arch Dis Child Fetal Neonatal. Ed 2021;106:F45–F50. doi:10.1136/archdischild-2019-318531
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.