Leia mais:
Leia mais:
Whitebook: como classificar a doença diverticular do cólon?
IM/ACP 2022: Diverticulite: dicas de abordagem no paciente ambulatorial
ACSCC 2021: Carcinoma hepatocelular, diverticulite, herniorrafias inguinais e muito mais!
ACSCC 2021: Diverticulite: decisões da vida real para casos da vida real
Check-up Semanal: diretriz de diverticulite aguda, uso do Helmet na Covid-19 e mais! [podcast]

IM/ACP 2022: Diverticulite: dicas de abordagem no paciente ambulatorial

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Durante o ACP Internal Medicine Meeting 2022, tivemos a oportunidade de revisar vários temas importantes para a prática médica. Em medicina ambulatorial, ocorreu uma palestra sobre as novidades publicadas no último ano.

A diverticulite é uma inflamação dos divertículos. Geralmente, os episódios de diverticulite aguda geralmente não são complicados. A diverticulite não complicada refere-se à inflamação localizada, enquanto a diverticulite complicada refere-se à inflamação associada a um abscesso, fleuma, fístula, obstrução, sangramento e perfuração.

As orientações tomaram como base o guideline recente do American College of Physicians (ACP) a respeito da abordagem a patologia, além  das atualizações sugeridas pela American Gastroenterological Association (AGA).

diverticulite

Quando solicitar imagem?

  • A American Gastroenterological Association (AGA) recomenda considerar tomografia computadorizada para confirmar o diagnóstico de diverticulite em pacientes sem diagnóstico prévio confirmado por imagem e para avaliar possíveis complicações em pacientes com apresentações graves. Imagem também devem ser considerada naqueles que não melhoram com a terapia, são imunocomprometidos, ou que têm múltiplas recorrências.
  • A ACP sugere que os médicos solicitem imagens de TC abdominal quando houver incerteza diagnóstica em um paciente com suspeita de diverticulite aguda do cólon esquerdo.

Como tratar?

Para a prática, considerando as orientações da AGA e do ACP:

  • Em pacientes imunocompetentes, sem resposta inflamatória sistêmica exacerbada, não frágil, é possível considerar o tratamento ambulatorial. É importante que para considerar esta opção, seja feito o acompanhamento próximo do paciente.
  • Caso o paciente tenha comorbidades e/ou fragilidade; apresente-se com sintomas refratários ou vômitos, tenha uma proteína C reativa>140mg/L ou contagem de leucócitos na linha de base >15 × 10 (elevado a nona) células por litro, deve-se considerar antibióticos.

Mais do IM 2022:

[/box] Autor(a):

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades
# Amir Qaseem, MD, PhD, MHA, et al. Diagnosis and Management of Acute Left-Sided Colonic Diverticulitis: A Clinical Guideline From the American College of Physicians. American College of Physicians. March 2022. doi: https://doi.org/10.7326/M21-2710
Referências bibliográficas:

    O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

    Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.