IM/ACP 2022: Diverticulite: dicas de abordagem no paciente ambulatorial

A diverticulite é uma inflamação dos divertículos. Geralmente, os episódios de diverticulite aguda geralmente não são complicados.

Durante o ACP Internal Medicine Meeting 2022, tivemos a oportunidade de revisar vários temas importantes para a prática médica. Em medicina ambulatorial, ocorreu uma palestra sobre as novidades publicadas no último ano.

A diverticulite é uma inflamação dos divertículos. Geralmente, os episódios de diverticulite aguda geralmente não são complicados. A diverticulite não complicada refere-se à inflamação localizada, enquanto a diverticulite complicada refere-se à inflamação associada a um abscesso, fleuma, fístula, obstrução, sangramento e perfuração.

As orientações tomaram como base o guideline recente do American College of Physicians (ACP) a respeito da abordagem a patologia, além das atualizações sugeridas pela American Gastroenterological Association (AGA).

diverticulite

Quando solicitar imagem?

  • A American Gastroenterological Association (AGA) recomenda considerar tomografia computadorizada para confirmar o diagnóstico de diverticulite em pacientes sem diagnóstico prévio confirmado por imagem e para avaliar possíveis complicações em pacientes com apresentações graves. Imagem também devem ser considerada naqueles que não melhoram com a terapia, são imunocomprometidos, ou que têm múltiplas recorrências.
  • A ACP sugere que os médicos solicitem imagens de TC abdominal quando houver incerteza diagnóstica em um paciente com suspeita de diverticulite aguda do cólon esquerdo.

Como tratar?

Para a prática, considerando as orientações da AGA e do ACP:

  • Em pacientes imunocompetentes, sem resposta inflamatória sistêmica exacerbada, não frágil, é possível considerar o tratamento ambulatorial. É importante que para considerar esta opção, seja feito o acompanhamento próximo do paciente.
  • Caso o paciente tenha comorbidades e/ou fragilidade; apresente-se com sintomas refratários ou vômitos, tenha uma proteína C reativa>140mg/L ou contagem de leucócitos na linha de base >15 × 10 (elevado a nona) células por litro, deve-se considerar antibióticos.

Mais do IM 2022:

[/box]

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.
Referências bibliográficas: Ícone de seta para baixo
  • Amir Qaseem, MD, PhD, MHA, et al. Diagnosis and Management of Acute Left-Sided Colonic Diverticulitis: A Clinical Guideline From the American College of Physicians. American College of Physicians. March 2022. doi: https://doi.org/10.7326/M21-2710