Leia mais:
Leia mais:
Nutrição parenteral precoce pós-operatória reduz risco de infecção nosocomial
Quantos banhos por dia uma criança com dermatite atópica deve tomar?
Cefaleia Pós-raqui: características [podcast]
Anestesia e Gestação e Remoção de Molusco Contagioso são destaques no Whitebook
Infecção em próteses articulares: panorama clínico [podcast]

Infecção urinária na gestação: o que precisamos saber?

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

A bacteriúria assintomática, definida como Urinocultura positiva com mais de 105 UFC, está presente em cerca de 2-5% das gestações. 

Um recente estudo da Cochrane envolvendo 2000 gestantes com bacteriúria assintomática evidenciou que o tratamento dessa entidade na gestação reduz o risco de pielonefrite aguda, prematuridade e baixo peso ao nascer, sem, no entanto, influenciar no óbito neonatal.

Infecção urinária na gestação

Tratamento da infecção urinária na gestação

O tratamento de primeira linha serão sempre os antibióticos de amplo espectro, sejam eles dose única como a fosfomicina ou estendidos com a nitrofurantoína.  Na presença de sintomas, definido como cistite, o esquema ampliado com amoxilina ou nitrofurantoina ou ainda a cefuroxima deve ser escolhido.  

No entanto, fundamental após qualquer tratamento para infecção urinária é a coleta de uma nova amostra de urina sete dias após o término do esquema escolhido para que tenhamos a certeza do tratamento adequado.  

Na vigência de sinais sistêmicos como náusea, febre e dor lombar, o diagnóstico de pielonefrite aguda deve ser levantado. Lembrando que 30% dos casos de bacteriúria assintomática evoluem para pielonefrite aguda.  

A internação da gestante portadora de pielonefrite é mandatória assim como a coleta de Urinocultura, hemocultura, hemograma, função renal e eletrólitos, seguida da instalação de antibioticoterapia venosa de amplo espectro.  

A manutenção do esquema venoso de antibiótico deve ser realizada até a paciente permanecer afebril por 48 horas. Sempre deve ser dada atenção a sinais e sintomas sugestivos de agravamento clínico materno com a sepse.  

Atenção deve ser dada aos casos obstrutivos que evoluem com pielonefrite, onde a intervenção cirúrgica é necessária, sendo a tomografia o padrão ouro do diagnóstico.  

A decisão cirúrgica para a litíase renal em gestante está indicada na presença de sepse materna (pielonefrite obstrutiva), dor refratária e insuficiência renal aguda obstrutiva.   

O uso ou não da tomografia está indicado a partir do momento em que o diagnóstico de litíase é fundamental para a definição de conduta, ou seja, quando o desfecho da paciente pode ser modificado após esse exame.  Dessa forma, o ultrassom de vias urinárias ainda ocupa um grande espaço nesse rastreio.  

 

Quer saber mais sobre gestação de alto risco? Conheça a GARexp, equipe formada por quatro obstetras que, através de um olhar diferenciado com vida acadêmica dedicada ao ensino e pesquisa, tem o desejo de aprofundar o conhecimento sobre a verdadeira “gestação de risco”.

Confira outros conteúdos da parceria da PEBMED com a GARexp:

Referências bibliográficas: 

  • kalinderi K, Delkos D, Kalinderis M, Athanasiadis A, Kalogiannidis I. Urinary tract infection during pregnancy: current concepts on a common multifaceted problem. J. Obstet Gynecol. 2018. May; 38(4):448-453.  
  • Smaill FM, Vazquez JC. Antibiotics for assyntomatic bacteriuria in pregnancy. Cochrane Database of Systematic Reviews 2019, Issue 11 Art. No: CD000490.  
  • Grette K, Cassity S, Holliday N, Rimawi BH. Acute pyelonephritis during pregnancy: a systematic review of the aetiology, timing and reported adverse perinatal risk during pregnancy. J Obstet Gynaecol. 2020. Aug; 40 (6):739-748.  
Autor(a):

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades
Referências bibliográficas:

    O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

    Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.