Lean heathcare aplicado em Centro Cirúrgico

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Que o centro cirúrgico é uma unidade estratégica de negócios, todos já sabem. Assim como também já se sabe que esta unidade, quando não bem gerenciada, pode ser fonte de prejuízo para qualquer instituição. Como podemos então aperfeiçoar e ampliar os resultados desta unidade de negócios e fazê-la funcionar em sua máxima capacidade? Como detectar os pontos fracos e identificar as oportunidades de melhoria? Se você respondeu Lean Heathcare, então você está no caminho certo!

Leia também: Gamificação: ferramenta inovadora para educação continuada no centro cirúrgico

Lean heathcare aplicado em Centro Cirúrgico

O que é o Lean Heathcare?

Fernandes et al (2020) definem o Lean Heathcare como uma derivação da metodologia Lean, amplamente e inicialmente utilizada nas industrias automotivas, que além de reduzir custos e otimizar o uso dos recursos, gera valor agregado para o cliente através da revisão de processos.

Além de objetivar a revisão de processos que possam agregar valor, é necessário rever também os processos que podem ser fonte de desperdício, seja ele de origem material (por exemplo, através da abertura indevida/inadequada de materiais) ou de mão de obra (quando há desperdício de tempo por parte de qualquer membro da equipe multiprofissional ao esperar pelo paciente, limpeza e preparo da sala cirúrgica ou esperar por suprimentos) (Cançado et al, 2019).

Quando falamos de lean heathcare aplicado à unidade de centro cirúrgico, é importante considerar o lead-time, ou seja, executar as atividades de forma mais rápida e com qualidade, já que o processo de trabalho desta unidade deve ser minunciosamente sincronizado uma vez que neste ambiente a falta de fluidez e o dinamismo causam impacto direto na assistência prestada e consequentemente no valor percebido pelo paciente ao utilizar o serviço (Vieira et al, 2020).

Necessidade

É importante que as instituições de saúde estejam preparadas para as novas demandas do mercado como os processos de acreditação que têm por objetivo, através de um conjunto de condutas, validar ações voltadas para o processo principal de reabilitação da saúde. Neste sentido, é necessário identificar quais são as ações que agregam valor e tornam o serviço mais estimado para o cliente.

Saiba mais: Centro cirúrgico infantil: conheça as particularidades deste ambiente

Para Silva et al (2019), é imprescindível que a equipe multiprofissional esteja envolvida e interessada em desenvolver competências que assegurem sustentabilidade financeira, qualidade do serviço prestado e segurança ao cliente. Ou seja, além realizar uma revisão nos processos, identificar pontos de gap e desenvolver o valor agregado na entrega do serviço, é importante trabalhar a cultura organizacional para que essa seja favorável a implementação da cultura lean para que ela funcione.

Quando a equipe de colaboradores está estrategicamente envolvida na tomada de decisão e na melhoria dos processos, é possível observar mudanças no gerenciamento de estoque dos setores de apoio cirúrgico, diminuição do turnover de sala, redução de erros e quase erros e até mesmo de incidência da ISC.

Autor(a):

Referências bibliográficas:

  • Cançado TOB, et al. Lean Six Sigma and anesthesia. Revista Brasileira de Anestesiologia [online]. 2019;69(5):502-509. Disponível em: doi: 10.1016/j.bjane.2019.09.004.
  • Fernandes HMLG, et al. Lean Healthcare in the institutional, professional, and patient perspective: an integrative review. Revista Gaúcha de Enfermagem [online]. 2020;41:e20190340. doi: 10.1590/1983-1447.2020.20190340.
  • Silva TO da, et al. Gestão hospitalar e gerenciamento em enfermagem à luz da filosofia lean healthcare. Cogitare enferm. [Internet]. 2019;24. doi: 10.5380/ce.v24i0.60003.
  • Vieira LM, et al. Lean healthcare: mapeamento de fluxo de valor em uma central de material e esterilização. Braz. J. of Develop. 2020;6(6):34147-34162. doi:10.34117/bjdv6n6-095.
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.