Litotripsia intravascular: uma opção terapêutica para lesões calcificadas

Uso de aparelhos de litotripsia em artérias periféricas mostrou redução do diâmetro da estenose, principalmente em lesões moderadas a graves.

Promotora de desfechos ruins após angioplastia, a calcificação intravascular é comum em nos leitos vasculares periféricos e coronarianos. As principais opções de tratamento são a ateroablação ou o balão de corte.

Leia também: Bloqueio atrioventriucular total em paciente sem veia cava superior, e agora?

Litotripsia intravascular: uma opção terapêutica para lesões calcificadas

Litotripsia intravascular

A litotripsia é uma técnica utilizada para fragmentação de cálculos renais utilizando a pressão de ondas acústicas. Aparelhos de litotripsia sofreram modificações e foram implantados na ponta de um balão de angioplastia com o intuito de emitir ondas acústicas circunferencialmente nas lesões calcificadas. Os choques na placa de cálcio são capazes de induzir a sua fratura.

A modalidade terapêutica envolve um dispositivo único e estéril, o balão é inflado até uma pressão próxima a ideal para facilitar os tratamento. É emitido 1 pulso de onda por segundo. 

O uso destes dispositivos em artérias periféricas mostrou redução do diâmetro da estenose, principalmente em lesões moderadas a graves. Além disso esse procedimento pode ser utilizado para facilitar a passagem de cateteres calibrosos com os cateteres de troca valvar aórtica percutânea.

Saiba mais: Cardiomiopatia hipertrófica: veja os principais pontos da diretriz norte-americana

Mais de 600 pacientes foram testados ao redor do mundo com bons resultados em relação ao procedimento, facilitando o balonamento das lesões e a angioplastia, com uma taxa de sucesso maior que 90% e redução de eventos cardiovasculares em 30 dias.

Mensagem final

Mais testes são necessários e a melhoria da tecnologia implicada no método é esperada nessa terapia que parece promissora, podendo ter sua indicação ampliada para estenoses de stent, por exemplo.

Referências bibliográficas:

  • Kereiakes DJ, Virmani R, Hokama JY, et al. Principles of Intravascular Lithotripsy for Calcific Plaque Modification. JACC Cardiovasc Interv. 2021;14:1275-1292. doi: 10.1016/j.jcin.2021.03.036

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.