Médicos brasileiros já realizam técnica com uso de micro-ondas contra o câncer

A primeira operação do Brasil a utilizar uma técnica com micro-ondas para remover tumores foi realizada no Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp).

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

A primeira operação do Brasil a utilizar uma técnica com micro-ondas para remover tumores foi realizada no Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp). A cirurgia aconteceu em maio deste ano.

Indicada para tipos de tumores de fígado, rim, pulmão e ossos, a ablação por micro-ondas é apontada como uma excelente opção para o tratamento de lesões de uma forma menos invasiva e mais rápida. Com essa nova prática, é possível reduzir o tempo de internação e preservar a função dos órgãos que recebem o tratamento.

O método já demonstrou ter resultados semelhantes aos obtidos em cirurgias, mas sem remoção de tecidos sadios. “Como trata os tumores com baixa invasividade, o paciente faz o tratamento e pode ir para casa no outro dia. Quem tem doença metastática muitas vezes, após a cirurgia, precisa de três meses de recuperação”, explica Marcos Menezes, coordenador-chefe do Serviço de Radiologia do Icesp e presidente da Sociedade Brasileira de Radiologia Intervencionista e Cirurgia Endovascular (Sobrice).

Como é realizado o procedimento?

Em primeiro lugar, é realizado um pequeno corte no paciente para a passagem da agulha, sendo a mesma posicionada no local do tumor. Ela é inserida e guiada por ultrassom ou tomografia computadorizada.

Na ponta da agulha é gerada a emissão de micro-ondas. Graças a um campo magnético, é realizado um movimento de moléculas de água, que eleva a temperatura e destrói a lesão pela intensidade do calor.

Vantagens

  • Rapidez: para tratar uma lesão de 1 cm, o procedimento dura apenas um minuto;
  • Procedimento minimamente invasivo, que reduz o tempo de internação do paciente;
  • Preservação do órgão.

Nova técnica é oferecida desde 2009

A ablação por micro-ondas é o desenvolvimento mais recente no campo da ablação de tumores. A técnica permite abordagens flexíveis ao tratamento, incluindo acesso cirúrgico percutâneo, laparoscópico e aberto.

A ablação por micro-ondas tem um potencial promissor no tratamento de doenças hepáticas primárias e secundárias, malignidades primárias e secundárias do pulmão, tumores renais e adrenais e metástases ósseas.

O Icesp já oferece tratamento semelhante desde 2009, mas utilizando a radiofrequência. A técnica de ablação por micro-ondas já está consolidada na medicina oncológica há mais de cinco anos.

Mas nem todos os pacientes podem ser submetidos ao método. Depende do tamanho da lesão e da localização. A técnica é contraindicada para lesões de fígado em posições centrais porque pode lesar a via biliar. Em pulmão, não pode ser perto de brônquios grandes.

Veja também:

Riscos

Há limites para a realização da ablação. Além de não conseguir lidar com tumores muito grandes, o resultado pode não ser tão positivo se o câncer estiver próximo de um vaso sanguíneo. Neste caso, o vaso se comporta como uma espécie de radiador, esfriando a região e impedindo a total destruição das células cancerosas.

Segundo estudos, contudo, a técnica de ablação por micro-ondas tem maior chance de funcionar em casos como esses em comparação à ablação por radiofrequência.

Também é possível que algumas células malignas sobrevivam ao processo e deem origem a novos tumores. Sempre uma margem de segurança do tecido é destruída, mas o câncer às vezes encontra um jeito de resistir.

Há risco também de superaquecimento, o que pode lesar áreas próximas ao tumor que deveriam ser preservadas. Isso pode acontecer caso o sistema de resfriamento não funcione adequadamente. Felizmente, esses problemas são raros.

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

 

Referências:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades