Leia mais:
Leia mais:
Top 10 de maio: Alterações da retina pós-vacina da covid-19, varíola dos macacos e muito mais!
Hepatite: Existe risco pós-vacina contra covid-19?
Hepatite desconhecida em crianças: orientações do Ministério da Saúde
Confirmado primeiro óbito de criança por hepatite de causa desconhecida
Insuficiência hepática aguda: o que médico precisa saber no atendimento de emergência? [podcast]

Método alternativo pode tornar mais acessível o diagnóstico da hepatite C

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Uma pesquisadora da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) apresentou um método alternativo de análise de soro coletado dos pacientes, que poderá tornar mais acessível o diagnóstico da hepatite C, utilizando a amostragem de manchas de soro seco, coletado dos pacientes.

O estudo, em parceria com a Universidade de Nottingham, no Reino Unido, com a colaboração da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), possui entre os seus diferenciais o baixo custo e a pequena estrutura necessária para realizá-lo, permitindo que o diagnóstico seja ampliado nos países de baixa e média renda, onde os casos de hepatite C são predominantemente identificados.

Leia também: Hepatite C: Quais as suas principais manifestações extra-hepáticas?

O vírus da hepatite C é responsável por mais de 180 milhões de infecções em todo o mundo, sendo 80% delas relatadas em países de baixa e média renda. “O objetivo é divulgar ao máximo esse tipo de método para que mais médicos possam reproduzi-lo e estudá-lo, tornando-o cada vez mais acessível a diversas comunidades”, explicou a doutoranda em Microbiologia pela UFU, Victória Grosche.

O trabalho foi publicado no periódico britânico Access Microbiology, vinculado à Microbiology Society.

Método alternativo pode tornar mais acessível o diagnóstico da hepatite C

Mais sobre a pesquisa

O estudo foi conduzido por Victória Grosche com a coordenação da professora Ana Carolina Gomes Jardim, do Laboratório de Pesquisa em Antivirais da UFU, em parceria com o professor Patrick McClure, da Universidade de Nottingham, no Reino Unido, e a colaboração do professor Diego Pandeló José, do campus Iturama da UFTM, nas análises e interpretação dos resultados.

Foram coletadas amostras de soro do sangue de 80 pacientes em diferentes instituições de saúde em cidades do noroeste paulista para a realização da genotipagem do vírus da hepatite C (HCV).

A técnica utilizada foi a chamada “Dried Serum Spots” (DSS), traduzida livremente como “Gotas de Soro Secas”, que consiste na colocação de uma gota de material biológico do paciente em um papel filtro especial para a realização dos experimentos.

Após ser colocado neste papel especial e aguardado o tempo de espera, os soros dos pacientes foram enviados para o Laboratório Adolf Lutz, em São Paulo, e sequenciados geneticamente.

Assim, foi possível identificar em amostras de diferentes pacientes a presença de mutações nos aminoácidos de resistência ao tratamento.

Importância dos resultados

“Esses resultados são importantes por diversos motivos, inclusive um diagnóstico mais preciso para a orientação do tratamento adequado. Foi possível observar também possíveis rotas de contágio e transmissão através das análises e informações coletadas nas instituições de saúde”, explicou o professor Diego José.

Vale ressaltar que o trabalho dos pesquisadores brasileiros é pioneiro em mostrar que o conjunto de medidas contra o HCV — como diagnóstico, genotipagem e a análise de resistência a fármacos — pode ser realizado através da técnica de DSS.

Saiba mais: Mães com hepatite C não realizam rastreio no bebê pós-parto

No artigo, os dados apresentados destacam a relevância do estudo das variantes circulantes para uma melhor compreensão da variabilidade do HCV e da resistência à terapia.

Segundo os autores, a próxima etapa a partir desse diagnóstico inovador é propor um tratamento eficaz como forma de combater as moléculas resistentes, utilizando antivirais específicos de ação direta (DAAs) e causando menos danos aos pacientes.

Autor(a):

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastre-se grátis Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades
# McClure CP, Jardim ACG, Grosche VR, et al. Simultaneous determination of HCV genotype and NS5B resistance associated substitutions using dried serum spots from São Paulo state, Brazil. Access Microbiology. 2022;4(3). DOI: 10.1099/acmi.0.000326. # Comunica UFU. Método alternativo pode facilitar diagnóstico e tratamento da hepatite C. Disponível em: https://comunica.ufu.br/noticia/2022/04/metodo-alternativo-pode-facilitar-diagnostico-e-tratamento-da-hepatite-c # G1. Pesquisadores da UFU e UFTM publicam trabalho que pode aprimorar o diagnóstico do vírus da hepatite C. Disponível em: https://g1.globo.com/mg/triangulo-mineiro/noticia/2022/04/24/pesquisadores-da-ufu-e-uftm-publicam-trabalho-que-pode-aprimorar-o-diagnostico-do-virus-da-hepatite-c.ghtml
Referências bibliográficas:

    O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

    Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.