Página Principal > Oncologia > Novembro Azul: últimas atualizações sobre o câncer de próstata
medico com laco simbolo da conscientizacao do cancer

Novembro Azul: últimas atualizações sobre o câncer de próstata

Tempo de leitura: 2 minutos.

O Novembro Azul é uma iniciativa do Instituto Lado a Lado Pela Vida e que já foi abraçada por diversas sociedades médicas. O objetivo é conscientizar a população sobre a saúde do homem e o câncer de próstata.

Esse ano, alguns estudos, pesquisas e revisões apresentaram novidades no rastreio e tratamento da doença e, para te manter atualizado, trazemos aqui os principais artigos publicados no Portal da PEBMED sobre o tema:

Com o aumento da expectativa de vida mundial, é esperado que o número de casos novos de câncer de próstata aumente cerca de 60% e que o seu custo atinja US$ 15,1 bilhões até 2020. Entenda melhor aqui.

Segundo uma revisão do JAMA, as principais formas de detecção na suspeita de câncer de próstata são através do antígeno prostático específico (PSA) e do exame digital retal (toque retal). Veja tudo nesse link.

O 4Kscore é um teste de sangue que incorpora quatro biomarcadores de proteínas da próstata juntamente com informações clínicas do paciente para determinar o risco de câncer de próstata de alto grau e agressivo (Gleason ≥7). Saiba mais aqui.

A American Urological Association (AUA), juntamente com American Society for Radiation Oncology (ASTRO) e Society of Urologic Oncology (SUO) publicaram uma nova diretriz clínica sobre o padrão de tratamento para homens com câncer de próstata localizado. Veja as recomendações aqui.

Em 2009, os resultados iniciais do estudo americano PLCO mostraram que o screening do câncer de próstata através da medição do PSA não mostrava benefício de sobrevida. Entenda essa discussão com o Dr. Diogo Rosa no link.

Um estudo foi realizado para avaliar os danos comparativos dos tratamentos contemporâneos para o câncer de próstata localizado e comparou os resultados funcionais e eventos adversos associados à prostatectomia radical, radioterapia de feixe externo (EBRT) e vigilância ativa. Veja aqui todas as conclusões.

A American Society of Clinical Oncology e Cancer Care Ontario publicaram suas novas recomendações para braquiterapia para câncer de próstata. Leia aqui os keypoints do guideline.

Segundo um novo estudo publicado no The Lancet, a ressonância magnética pode ser o melhor exame para detectar um câncer de próstata, sendo duas vezes mais sensível que a biópsia. Entenda aqui como os pesquisadores chegaram a essa conclusão.

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique aqui!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.