Novembro Azul: últimas atualizações sobre o câncer de próstata

Esse ano, alguns estudos, pesquisas e revisões apresentaram novidades sobre o Ca de próstata e, para te manter atualizado, trazemos aqui os principais.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

O Novembro Azul é uma iniciativa do Instituto Lado a Lado Pela Vida e que já foi abraçada por diversas sociedades médicas. O objetivo é conscientizar a população sobre a saúde do homem e o câncer de próstata.

Esse ano, alguns estudos, pesquisas e revisões apresentaram novidades no rastreio e tratamento da doença e, para te manter atualizado, trazemos aqui os principais artigos publicados no Portal da PEBMED sobre o tema:

Com o aumento da expectativa de vida mundial, é esperado que o número de casos novos de câncer de próstata aumente cerca de 60% e que o seu custo atinja US$ 15,1 bilhões até 2020. Entenda melhor aqui.

Segundo uma revisão do JAMA, as principais formas de detecção na suspeita de câncer de próstata são através do antígeno prostático específico (PSA) e do exame digital retal (toque retal). Veja tudo nesse link.

O 4Kscore é um teste de sangue que incorpora quatro biomarcadores de proteínas da próstata juntamente com informações clínicas do paciente para determinar o risco de câncer de próstata de alto grau e agressivo (Gleason ≥7). Saiba mais aqui.

A American Urological Association (AUA), juntamente com American Society for Radiation Oncology (ASTRO) e Society of Urologic Oncology (SUO) publicaram uma nova diretriz clínica sobre o padrão de tratamento para homens com câncer de próstata localizado. Veja as recomendações aqui.

Em 2009, os resultados iniciais do estudo americano PLCO mostraram que o screening do câncer de próstata através da medição do PSA não mostrava benefício de sobrevida. Entenda essa discussão com o Dr. Diogo Rosa no link.

Um estudo foi realizado para avaliar os danos comparativos dos tratamentos contemporâneos para o câncer de próstata localizado e comparou os resultados funcionais e eventos adversos associados à prostatectomia radical, radioterapia de feixe externo (EBRT) e vigilância ativa. Veja aqui todas as conclusões.

A American Society of Clinical Oncology e Cancer Care Ontario publicaram suas novas recomendações para braquiterapia para câncer de próstata. Leia aqui os keypoints do guideline.

Segundo um novo estudo publicado no The Lancet, a ressonância magnética pode ser o melhor exame para detectar um câncer de próstata, sendo duas vezes mais sensível que a biópsia. Entenda aqui como os pesquisadores chegaram a essa conclusão.

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique aqui!

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades