Novo guideline de endometriose e o enfoque na paciente adolescente - PEBMED

Novo guideline de endometriose e o enfoque na paciente adolescente

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Seu conteúdo tem o objetivo de informar panoramas recentes da medicina, devendo ser interpretado por profissionais capacitados.

Para diagnósticos e esclarecimentos, busque orientação profissional. Você pode agendar uma consulta aqui.

A European Society of Human Reproduction and Embriology está divulgando neste ano de 2021 um novo guideline sobre Endometriose em construção para atualizar o antigo, datado de 2013, sobre o manejo da doença.

O guideline aborda testes diagnósticos, possibilidades terapêuticas da dor, o tratamento da endometriose associada a infertilidade, a preservação da fertilidade, o impacto da doença na gestante, a recorrência, o enfoque no tratamento da adolescente, entre outros. 

Leia também: Endometriose e síndrome do ovário policístico

Reunimos aqui algumas fortes recomendações com evidencias robustas do novo protocolo em relação à paciente adolescente:

Novo guideline de endometriose e o enfoque na paciente adolescente

Tome as melhores decisões clinicas, atualize-se. Cadastre-se e acesse gratuitamente conteúdo de medicina escrito e revisado por especialistas

Diagnóstico de Endometriose na paciente adolescente

  • A história clínica da paciente adolescente com suspeita de endometriose deve ser minuciosamente colhida, buscando história familiar positiva, histórico de malformações no trato urogenital, menarca precoce, ciclo menstrual encurtado. 
  • A ultrassonografia transvaginal é um exame bem indicado na pesquisa de acometimento ovariano. Porém, no caso da paciente virgo, também pode ser considerada ressonância magnética, ou avaliação abdominal, transperineal ou transretal.  
  • Biomarcadores séricos (por exemplo, CA-125) não são recomendados para diagnosticar ou descartar endometriose em adolescentes.
  • Se uma laparoscopia for realizada, os médicos devem considerar a realização de biópsias para confirmar o diagnóstico histologicamente. 
  • Resultado histológico negativo não exclui totalmente a possibilidade de doença.

Tratamento da paciente adolescente

  • Em adolescentes com dismenorreia grave ou dor associada à endometriose, deve ser considerada prescrição de anticoncepcionais orais ou progestagênios (sistemicamente ou DIU hormonal) como terapia hormonal de primeira linha.
  • No entanto, é importante lembrar que o uso prolongado de alguns progestágenos pode diminuir a densidade mineral óssea, como no caso da medroxiprogesterona.
  • Em adolescentes com endometriose, é indicado o uso de hormônio no pós-operatório no intuito de suprimir a recorrência dos sintomas.

Preservação da fertilidade em adolescentes:

  • Adolescentes com endometriose devem ser informadas sobre o potencial efeito prejudicial da própria doença quando há acometimento ovariano, bem como os riscos da própria cirurgia na reserva ovariana e fertilidade futura.
  • Existem opções de preservação da fertilidade, e recomenda-se que as adolescentes sejam informadas sobre eles, embora o verdadeiro benefício, segurança e indicações em adolescentes com endometriose permanecem desconhecidos.

Saiba mais: Uso de implante de Etonogestrel em pacientes com endometriose e adenomiose

O novo guideline ainda está em formato de rascunho, e a European Society of Human Reproduction and Embriology mantém o acesso aberto ao documento em seu site, fazendo um convite para que o público de especialistas envie comentários sobre esta diretriz até o dia 15 de agosto de 2021 para revisão e publicação oficial do novo Guideline de Endometriose. 

Autor(a):

Referências bibliográficas:

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Seu conteúdo tem o objetivo de informar panoramas recentes da medicina, devendo ser interpretado por profissionais capacitados.

Para diagnósticos e esclarecimentos, busque orientação profissional. Você pode agendar uma consulta aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar