Osteopenia em mulheres na pós-menopausa e a poluição do ar

Estudo observacional prospectivo analisou a associação entre a poluição do ar e a osteopenia nas mulheres pós-menopausa.

A diminuição da densidade mineral óssea (DMO) entre as mulheres na pós-menopausa é preocupante, afinal, pode levar à osteoporose e consequentemente fraturas espontâneas em coluna e fêmur, o que diminui qualidade de vida e aumenta morbidade nestas pacientes. Diversos estudos correlacionam a diminuição da densidade mineral óssea com exposições ambientais.

Em fevereiro de 2023 foi publicado um estudo observacional prospectivo no eClinicalMedicine, com o objetivo de associar a poluição do ar e a osteopenia nas mulheres após a menopausa.

Leia também: Podemos reverter o declínio cognitivo na pós-menopausa?

Osteopenia em mulheres na pós-menopausa e a poluição do ar

Métodos e resultados do estudo recente

Em análises transversais e longitudinais, as médias de PM10, NO, NO2 e SO2 foram calculadas ao longo de 1, 3 e 5 anos antes da visita, e foram negativamente associados com DMO de corpo inteiro, quadril total, colo do fêmur e coluna lombar.

Por exemplo, a DMO da coluna lombar diminuiu 0,026 (95% CI: 0,016, 0,036) g/cm²/ano por um aumento de 10% em 3 anos de concentração média de NO2.

Conclusões

Os resultados das análises estatísticas sugeriram que a exposição aos óxidos de nitrogênio foi inversamente associada à DMO de todo o corpo e da coluna lombar.

Os pesquisadores concluíram que níveis mais altos de poluentes atmosféricos foram associados a danos ósseos, particularmente em coluna lombar, entre mulheres na pós-menopausa.

Mensagem prática

Essas descobertas destacam a exposição aos óxidos de nitrogênio como um dos principais contribuintes para a perda óssea em mulheres na pós-menopausa.

Saiba mais: Terapia hormonal na pós-menopausa: nova diretriz indica as melhores condutas

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.
Referências bibliográficas: Ícone de seta para baixo
  • Prada D, Crandall CJ, Kupsco A, Kioumourtzoglou MA, Stewart JD, Liao D, Yanosky JD, Ramirez A, Wactawski-Wende J, Shen Y, Miller G, Ionita-Laza I, Whitsel EA, Baccarelli AA. Air pollution and decreased bone mineral density among Women's Health Initiative participants. EClinicalMedicine. 2023 Feb 15;57:101864. DOI: 10.1016/j.eclinm.2023.101864.

Tags