Politraumatizados com alto risco de transfusão maciça podem receber 4F-CCP?

No estudo PROCOAG trial, os pacientes receberam uma transfusão precoce com base em um concentrado de hemácias e plasma fresco congelado.

A abordagem apropriada dos pacientes politraumatizados em risco de choque hipovolêmico hemorrágico pode assegurar melhores desfechos. A indicação do início de um protocolo de transfusão maciça leva em consideração aqueles quadros em que se estima uma perda volêmica ≥ 01, volemia em 24h (aproximadamente 10 unidades de concentrado de hemácias nesse período), ≥ 50% da volemia em um período de 3 – 4h ou uma necessidade de transfusão de 04 concentrados de hemácias (CH) em 1h em vigência de sangramento ativo. 

Leia mais: Como identificar a hemofilia?

A administração de plasma fresco congelado/crioprecipitado e plaquetas é indicada visando manter os níveis laboratoriais do hemograma e coagulograma (RNI, TTPa e Fibrinogênio) próximos aos habitualmente observados na população, após a administração de 04 a 10 unidades de CH. Em geral, a proporção utilizada para essa administração é de 2(CH): 1(PFC ou crio): 1(plaqueta randômica).  

O presente estudo analisado teve como hipótese a seguinte premissa: a adição de Concentrado de Complexo Protrombínico de 04 fatores (4F-CCP) na primeira hora da admissão no tratamento desses pacientes com alto risco de receberem um protocolo de transfusão maciça pode alterar, primariamente, o número de hemocomponentes recebidos. Veremos se isso se concretizou.  

Desenho do estudo e métodos 

O estudo denominado PROCOAG trial foi desenhado como um ensaio clínico com braço comparador único (placebo), randomizado, duplo-cego, realizado em 12 centros de trauma na França. Os pacientes foram randomizados para receber 1 mL/kg de 4F-PCC (25 IU/mL de Fator IX/kg) ou solução salina 0,9% como placebo, dentro de 1 hora após a admissão.  

Todos os pacientes receberam transfusão precoce baseada em uma relação entre concentrado de hemácias e plasma fresco congelado de 1:1 a 2:1. Os tratamentos foram administrados o mais cedo possível. O endpoint primário foi a quantidade de produtos sanguíneos transfundidos nas primeiras 24 horas após a admissão, incluindo concentrado de hemácias, plasma fresco congelado e plaquetas. Os endpoints secundários incluíram a quantidade de cada produto sanguíneo transfundido nas primeiras 24 horas e diversos outros desfechos clínicos (ex: incidência de eventos tromboembólicos como desfecho de segurança).  

Dos 350 pacientes elegíveis para inclusão, 327 foram randomizados e 324 foram analisados (164 no grupo 4F-PCC e 160 no grupo placebo). A idade mediana dos participantes foi de 39 anos, e a gravidade da lesão medida pelo Injury Severity Score foi de 36 (trauma grave); 73% dos participantes eram do sexo masculino. 

Resultado 

O intervalo de confiança utilizado foi de 95% com um erro alfa de 5% (nível de significância). Não houve diferença estatística ou clinicamente significativa na quantidade total de consumo de produtos sanguíneos nas primeiras 24 horas entre os grupos 4F-PCC e placebo (12 [5-19] U no grupo 4F-PCC versus 11 [6-19] U no grupo placebo; redução do risco absoluto de 0.2 U [95% CI, − 2.99 to 3.33]; p= 0.72). No grupo 4F-PCC, 56 pacientes (35%) apresentaram pelo menos 1 evento tromboembólico em comparação com 37 pacientes (24%) no grupo placebo (diferença absoluta, 11% [IC 95%, 1-21%]; risco relativo, 1,48 [IC 95%, 1,04-2,10]; p = 0,03). Não houve diferença significativa nos demais desfechos secundários. 

Veja também: Hiperferritinemia: diagnóstico e tratamento

Conclusão 

Nesse ensaio clínico, a administração precoce de 4F-PCC em adição ao protocolo de transfusão maciça não alterou o desfecho primário entre os pacientes alocados no grupo intervenção versus aqueles que receberam placebo. No entanto, foi observada uma taxa maior de eventos tromboembólicos no grupo 4F-PCC. 

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.
Referências bibliográficas: Ícone de seta para baixo
  • Bouzat P, Charbit J, Abback P, et al. Efficacy and Safety of Early Administration of 4-Factor Prothrombin Complex Concentrate in Patients With Trauma at Risk of Massive Transfusion: The PROCOAG Randomized Clinical Trial. JAMA. 2023;329(16):1367–1375. DOI: 10.1001/jama.2023.4080

Especialidades