Leia mais:
Leia mais:
Terapia com rituximabe durante a pandemia de Covid-19
Linfoma Não Hodgkin: o que você precisa saber
Impacto do rituximabe na resposta sorológica após vacinação contra a Covid-19
Rituximabe e Covid-19: pacientes recebendo anticorpo monoclonal têm pior prognóstico?
Aprovado medicamento para combater linfoma agressivo

Primeiro biossimilar do rituximabe entra no mercado

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

O primeiro biossimilar do rituximabe, fármaco utilizado no tratamento de doenças como leucemia e artrite reumatoide, ganhou aprovação da U.S. Food and Drugs Administration (FDA) em janeiro deste ano para ser comercializado. O rituximab-abbs (Truxima) é indicado para adultos com Linfoma Não Hodgkin de células B, CD20 positivo, e pode ser usado como agente único ou em combinação com a quimioterapia.

Esse é o primeiro biossimilar liberado nos Estados Unidos para o tratamento de Linfoma Não Hodgkin. A aprovação da FDA baseou-se em uma revisão de evidências de estudos em animais e humanos e outros dados que demonstraram que o rituximab-abbs é biossimilar do rituximabe.

biossimilar rituximabe

Indicações e efeitos adversos

Rituximab-abbs é indicado para adultos com:

– Linfoma não Hodgkin de células B, baixo grau ou folicular, CD20 positivo, recidivado ou refratário, como agente único;

– Linfoma não Hodgkin de células B, previamente folicular, CD20 positivo, em combinação à quimioterapia;

– Linfoma não Hodgkin de células B, não-progressivo (incluindo doença estável), de baixo grau, CD20 positivo, como um agente único após a quimioterapia.

Os efeitos adversos comuns do rituximabe-abbs incluem:

  • Febre
  • Linfocitopenia
  • Infecção
  • Astenia
  • Risco aumentado de eventos adversos graves ou fatais

Biossimilares

Os biossimilares são medicamentos que contêm uma substância ativa derivada ou composta por um organismo vivo altamente similar a um produto biológico já aprovado (conhecido como “medicamento de referência”). Um biossimilar não é considerado um medicamento genérico, porque não é sintetizado quimicamente. No entanto, assim como os genéricos, os biossimilares têm menos etapas de testes clínicos, garantindo uma redução no custo de até 30%.

Biossimilares no Brasil

Em 2015, a Anvisa aprovou o primeiro biossimilar, infliximabe, para artrite reumatoide, espondilite anquilosante, psoríase, doenças inflamatórias intestinais (colite ulcerativa e doença de crohn) e doença de behçet. No final de 2017, a Agência liberou o primeiro biossimilar para tratamento oncológico Em 2018, a Anvisa autorizou a comercialização da primeira insulina biossimilar para diabetes.

LEIA MAIS: Perguntas e respostas sobre os biossimilares

Referências:

Autor(a):

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades
Referências bibliográficas:

    O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

    Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.