Qual o efeito para a qualidade de vida em pacientes aguardando prótese de joelho e de quadril durante a pandemia de Covid-19?

Estudo avaliou a qualidade de vida de pacientes esperando uma artroplastia total de quadril ou de joelho na pandemia de Covid-19.

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar esse conteúdo crie um perfil gratuito no AgendarConsulta.

A artrose do joelho e quadril afeta a qualidade de vida dos pacientes que apresentam de modo significativo. Alguns escores podem ser utilizados para a avaliação do prejuízo da qualidade de vida associada a diferentes doenças. O questionário EuroQol de cinco dimensões (EQ-5D) é um questionário multiatributo de saúde geral amplamente utilizado, onde um resultado inferior a zero define um estado “pior que a morte”.

Leia também: O que há de novo sobre o uso de torniquete na artroplastia total do joelho?

Qual o efeito para a qualidade de vida em pacientes aguardando prótese de joelho e de quadril durante a Pandemia de Covid-19

Análise recente

Um estudo foi publicado em março de 2021 na revista The Bone and Joint Journal com o intuito de avaliar a qualidade de vida de pacientes na lista de espera para uma artroplastia total de quadril (ATQ) ou de joelho (ATJ) no Reino Unido durante a pandemia de Covid-19. Os objetivos secundários foram avaliar se o tempo na lista de espera influenciou a qualidade de vida e a taxa de adiamento da cirurgia.

Durante o período do estudo (agosto e setembro de 2020), 843 pacientes foram avaliados em dez centros no Reino Unido com a aplicação do escore EuroQol (EQ-5D). Destes pacientes, 394 estavam aguardando ATQ e 449 ATJ. Detalhes demográficos dos pacientes e do procedimento a ser executado foram registrados. Pacientes com pontuação inferior a zero para sua pontuação no EQ-5D foram definidos como estando em um estado de saúde “pior do que a morte”. Dados de uma coorte retrospectiva (janeiro de 2014 a setembro de 2017) foram usados ​​como grupo de controle para comparação.

Saiba mais: Complicações entre as diferentes vias de acesso na Artroplastia Total do Quadril

O grupo de 2020 teve um escore EQ-5D significativamente pior em comparação com o grupo controle para ATQ (p <0,001) e ATJ (p < 0,001). Mais de um terço (35,0%, n = 138/394) dos pacientes à espera de uma ATQ e quase um quarto (22,3%, n = 100/449) para ATJ estavam em um estado de saúde “pior do que a morte”, que foi significativamente maior do que no grupo controle (OR=2,30 e OR=2,08 respectivamente; p < 0,001). Mais de 80% (n = 680/843) do grupo de 2020 sentiu que sua qualidade de vida havia piorado durante a espera. Cada mês adicional gasto na lista de espera foi independentemente associado a uma diminuição na qualidade de vida (EQ-5D: -0,0135, p = 0,004). Houveram 117 pacientes ((13,9%) que desejaram adiar a cirurgia e a principal razão para isso foram preocupações com a saúde de si e ou de sua família (99,1%, n = 116/117).

Conclusão

O estudo mostrou que mais de um terço dos pacientes à espera de uma prótese do quadril e quase um quarto à espera de uma prótese de joelho no Reino Unido estavam em um estado pior do que a morte em termos de qualidade de vida, o que estava se aproximando do dobro do observado antes da pandemia. Embora este estudo tenha investigado uma população específica, espera-se que um efeito semelhante pode ter ocorrido em pacientes aguardando o mesmo tipo de cirurgia em outras regiões.

Referências bibliográficas:

  • Clement ND, et al. The Number of Patients ‘Worse than Death’ While Waiting for a Hip or Knee Arthroplasty Has Nearly Doubled during the COVID-19 Pandemic. The Bone & Joint Journal. 2021;103-B(4):672–80. doi10.1302/0301-620X.103B.BJJ-2021-0104.R1
  • Scott CEH, et al. Worse than death’ and waiting for a joint arthroplasty. The Bone & Joint Journal. 2019;101-B(8):941-950. doi10.1302/0301-620X.101B8.BJJ-2019-0116.R1
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastre-se grátis Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe e-books, e outros materiais para aprimorar sua prática médica e gestão Baixe e-books, e outros materiais
para aprimorar sua prática
médica e gestão

Especialidades