Leia mais:
Leia mais:
Obesidade mórbida não deve contraindicar artroplastia de quadril ou joelho

Qual o efeito para a qualidade de vida em pacientes aguardando prótese de joelho e de quadril durante a pandemia de Covid-19?

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

A artrose do joelho e quadril afeta a qualidade de vida dos pacientes que apresentam de modo significativo. Alguns escores podem ser utilizados para a avaliação do prejuízo da qualidade de vida associada a diferentes doenças. O questionário EuroQol de cinco dimensões (EQ-5D) é um questionário multiatributo de saúde geral amplamente utilizado, onde um resultado inferior a zero define um estado “pior que a morte”.

Leia também: O que há de novo sobre o uso de torniquete na artroplastia total do joelho?

Qual o efeito para a qualidade de vida em pacientes aguardando prótese de joelho e de quadril durante a Pandemia de Covid-19

Análise recente

Um estudo foi publicado em março de 2021 na revista The Bone and Joint Journal com o intuito de avaliar a qualidade de vida de pacientes na lista de espera para uma artroplastia total de quadril (ATQ) ou de joelho (ATJ) no Reino Unido durante a pandemia de Covid-19. Os objetivos secundários foram avaliar se o tempo na lista de espera influenciou a qualidade de vida e a taxa de adiamento da cirurgia.

Durante o período do estudo (agosto e setembro de 2020), 843 pacientes foram avaliados em dez centros no Reino Unido com a aplicação do escore EuroQol (EQ-5D). Destes pacientes, 394 estavam aguardando ATQ e 449 ATJ. Detalhes demográficos dos pacientes e do procedimento a ser executado foram registrados. Pacientes com pontuação inferior a zero para sua pontuação no EQ-5D foram definidos como estando em um estado de saúde “pior do que a morte”. Dados de uma coorte retrospectiva (janeiro de 2014 a setembro de 2017) foram usados ​​como grupo de controle para comparação.

Saiba mais: Complicações entre as diferentes vias de acesso na Artroplastia Total do Quadril

O grupo de 2020 teve um escore EQ-5D significativamente pior em comparação com o grupo controle para ATQ (p <0,001) e ATJ (p < 0,001). Mais de um terço (35,0%, n = 138/394) dos pacientes à espera de uma ATQ e quase um quarto (22,3%, n = 100/449) para ATJ estavam em um estado de saúde “pior do que a morte”, que foi significativamente maior do que no grupo controle (OR=2,30 e OR=2,08 respectivamente; p < 0,001). Mais de 80% (n = 680/843) do grupo de 2020 sentiu que sua qualidade de vida havia piorado durante a espera. Cada mês adicional gasto na lista de espera foi independentemente associado a uma diminuição na qualidade de vida (EQ-5D: -0,0135, p = 0,004). Houveram 117 pacientes ((13,9%) que desejaram adiar a cirurgia e a principal razão para isso foram preocupações com a saúde de si e ou de sua família (99,1%, n = 116/117).

Conclusão

O estudo mostrou que mais de um terço dos pacientes à espera de uma prótese do quadril e quase um quarto à espera de uma prótese de joelho no Reino Unido estavam em um estado pior do que a morte em termos de qualidade de vida, o que estava se aproximando do dobro do observado antes da pandemia. Embora este estudo tenha investigado uma população específica, espera-se que um efeito semelhante pode ter ocorrido em pacientes aguardando o mesmo tipo de cirurgia em outras regiões.

Autor(a):

Referências bibliográficas:

  • Clement ND, et al. The Number of Patients ‘Worse than Death’ While Waiting for a Hip or Knee Arthroplasty Has Nearly Doubled during the COVID-19 Pandemic. The Bone & Joint Journal. 2021;103-B(4):672–80. doi10.1302/0301-620X.103B.BJJ-2021-0104.R1
  • Scott CEH, et al. Worse than death’ and waiting for a joint arthroplasty. The Bone & Joint Journal. 2019;101-B(8):941-950. doi10.1302/0301-620X.101B8.BJJ-2019-0116.R1
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar